Joel Cerqueira desafia indicação dos irmãos Alencar e poderá ter candidatura própria


 [soundcloud soundcloudurl=”https://soundcloud.com/silvio-souza-mapelenews-598222033/joel-cerqueira-desafia-indicacao-dos-irmaos-alencar-e-podera-ter-candidatura-propria” ][/soundcloud] A confirmação do candidato da base governista em Simões Filho pelo Prefeito Eduardo Alencar (PSD), já apresenta o seu primeiro reflexo e um possível ‘racha’ no grupo. Em entrevista, o Presidente da Câmara, Joel Cerqueira (PT), desafiou a indicação do Chefe do Executivo e não descartou a possibilidade de uma ‘candidatura própria e independente’ para concorrer, inclusive, com o Neco Almeida nas urnas.

Segundo Joel, o não reconhecimento do candidato à sucessão de Eduardo Alencar se baseia na condição de que ele é do ‘PT e tem um grupo político que acredita na sua candidatura’.

“Eu entendo que é importante que o nome saia do consenso do grupo, mas não posso tomar uma decisão sem que haja o consentimento do ‘meu grupo’ e o ‘partido’ que faço parte”, disse.

Em Simões Filho, o ex-presidente do PT Municipal, Orlando de Amadeu, enquanto marchou com a situação; externou sua insatisfação e sempre revelou que o Presidente da Câmara Joel Cerqueira sempre foi o ‘único beneficiado’ por ter conseguido o apoio do Prefeito Eduardo Alencar nos dois biênios à frente da Câmara e a Secretaria de Cultura que, embora, liderada por Valter Mangabeira, sempre fazia questão de destacar. “É de Joel Cerqueira”.

As polêmicas levantadas pelo ex-líder do PT que na época garantiu que haveria ‘candidatura própria da Legenda na cidade’, foram totalmente combatida e ignorada pelo Presidente da Câmara, que até então, destacava ‘ser do grupo do Prefeito Eduardo Alencar’, na expectativa de ser o ‘escolhido’.

‘Sem o apoio dos Vereadores ventilado por João Contador (PDT), a questão dos processos que envolvem a Legenda com o desdobramento da ‘operação lava jato’ e o racha no próprio PT Municipal com a saída do ex-líder’, pessoas ligadas aos bastidores da política externavam que a condição do prefeito indicá-lo era mínima, mesmo sendo apadrinhado pelo ex-prefeito Edson Almeida que provavelmente sentia na ‘carne’, a situação de está entre a ‘cruz e a espada’, já que ele é irmão do ‘agora escolhido’, Neco Almeida.

Em entrevista, Joel Cerqueira demonstrou não ser ‘incoerente com seu posicionamento anterior’, mas esclareceu que sua ‘pré-candidatura a prefeito de Simões Filho está mantida’, até dialogar com ‘seu grupo e seu partido’.

Conforme a justificativa, Cerqueira alegou que durante a trajetória da pré-campanha ‘alcançou um nível de pontuação política que o favorece dentro da disputa’.

Apesar de manter o comportamento equilibrado, o Presidente da Câmara demonstrou ‘desafiar’ a confirmação de Eduardo Alencar.

Sem descartar a possibilidade de fazer oposição ao governo e oficializar uma candidatura própria, Joel revelou que tem conversado com outros partidos.

“Nesse momento buscarei alternativas; dialogar com todos, inclusive, da base aliada. Alguns partidos têm conversado com nossa Legenda”.

8
Presidente da Câmara de Vereadores de Simões Filho, Joel Luiz Andrade Cerqueira

Informações circularam nos bastidores da política que entre os 5 prefeituráveis, Cerqueira era o que mais ‘pressionava’ para ser o ‘escolhido’.

Uma fonte ligada à base governista avaliou como uma ‘gafe’, o ato de filiações do PT; realizado no Clube União e que teria sido uma das tentativas de Joel Cerqueira se credenciar como sucessor. Segundo a fonte, Joel correria o risco de ser ‘desacreditado’ pelos pré-candidatos a vereador; que certamente apostaram que seria o ‘escolhido do prefeito’.

“Eu sou do PT e tenho um grupo político que me entende e acredita na minha candidatura”, deu ênfase Cerqueira em entrevista.

O parlamentar revelou não está revoltado e credenciou as palavras do prefeito sobre a escolha. “O processo foi consensual e democrático”.

“O prefeito externou o posicionamento durante a semana, mas nós ainda não conversamos com o partido e com meu grupo”, acrescentou.

Questionado se continuará apoiando o grupo de Alencar, Joel foi cauteloso.

“Faço parte do partido que hoje está na base aliada junto com o PSD, mas não posso tomar uma decisão sem consultar meu grupo político”. A fala revela o ‘tom de descarte e desaprovação pela escolha de Neco Almeida’.

Com o sonho e entendimento de “Construir a Simões Filho do Futuro”, Joel reconheceu ser novo na vida pública e considerou que ainda precisa muito ser conhecido dentro da cidade. Apesar de ‘não reconhecer o nome de Neco à sucessão de Eduardo Alencar’, também reconheceu o trabalho do Vice-Prefeito.

“Neco é secretário há três gestões; tem trabalho prestado na cidade e tem uma “presença maior” em todos os distritos da cidade”.