Iraque: Comando de elite mata cerca de 1.000 terroristas em ação


O serviço contraterrorismo do Iraque libertou mais de 600 mil residentes de 25 bairros da cidade iraquiana de Mossul, informou o tenente-general Abdel Ghani Asadi.

Segundo ele, as forças especiais iraquianas mataram cerca de mil terroristas do Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia) desde o início da ofensiva.

Ao mesmo tempo, o tenente general especificou que não há prazo concreto para libertação de Mossul dos militantes do Daesh, mas ressaltou que a operação não vai demorar muito.

Asadi informou a agência RIA Novosti que “não há combates regulares contra o exército do inimigo, se trata de guerra de guerrilha”. naom_583c665d94635

“Conforme os nossos dados de inteligência, cerca de 6 mil terroristas do Daesh permanecem na cidade. Mas eu acho que esse número tem sido exagerado, embora a nossa Divisão de Ouro tenha eliminado 992 terroristas e ferido mais 56”, revelou Asadi.

A Divisão de Ouro é um nome comum da 1ª Brigada de Operações Especiais, uma unidade de elite treinada pelos EUA contra o Daesh no Iraque. De acordo com Asadi, poucas pessoas fugiram da cidade.

“Agora começou um movimento contrário. As pessoas estão voltando aos bairros que já foram libertados”, explica o tenente-general.

Em 17 de outubro, o primeiro-ministro iraquiano Haider Abadi anunciou o início da operação de libertação de Mossul do Daesh. A operação é apoiada por ataques aéreos da coalizão internacional liderada pelos EUA.