Integração entre ônibus de Simões Filho e metrô é ampliada a partir de domingo (29)


A partir do próximo domingo (29), todas as linhas de ônibus de Simões Filho e demais cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) com destino à Lapa via BR-324, estarão integradas ao metrô no terminal do Retiro. A integração com as linhas metropolitanas está em vigor desde janeiro, no Retiro e após decisão da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), foram fundidas e reduzidas para quatro: 869I (Barra-Simões Filho), 826A (Góes Calmon-Retiro), 872 (Ilha de São João-Pituba), além da linha 875 (Areia Branca-Terminal Retiro).

As cinco outras linhas que chegam a Salvador Via BR-324, com destino à Lapa, também passam a se integrar a partir do próximo domingo (29). As linhas que também integram cidades da RMS são: 803A2 (Nova Dias D’Ávila–Barroquinha), 861 (Mata de São João-Barroquinha), 805A (Madre de Deus-Barroquinha), 800A (Camaçari-Barroquinha), 809 (Candeias-Barroquinha).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Carlos Martins, o tempo de integração foi estendido de duas para três horas “por determinação do governador Rui Costa, que entendeu que o passageiro precisava de mais tempo para garantir o benefício, sem correr o risco de ser prejudicado por eventuais engarrafamentos”.

Com a extensão do tempo para fazer a integração, o passageiro não pagará nada além do valor da passagem do ônibus metropolitano para realizar a integração com o sistema metroviário.

 “Com apenas uma passagem, o passageiro da Região Metropolitana terá acesso ao ônibus e ao metrô, optando pelo cartão que preferir e com a tranquilidade de poder contar com três horas de integração”, garantiu o secretário.

No próximo domingo (29), também passa a valer a interoperabilidade dos cartões, ou seja, o Metropasse dará acesso ao metrô e o cartão será aceito nos ônibus metropolitanos.

Ainda de acordo com a Sedur, no sentido ônibus-metrô, o valor total da passagem será debitado no primeiro uso, no acesso ao ônibus metropolitano. Já no sentido contrário, será descontado R$ 3,30 ao passar o cartão no sistema do metrô e o valor restante (variável de acordo com cada linha) será debitado ao passar o cartão no ônibus metropolitano.