Integração entre metrô e ônibus tem mais 21 linhas ampliadas neste domingo (20)


A partir deste domingo (20), a integração do Metrô de Salvador com os ônibus urbanos será ampliada em 21 linhas.

“A integração é fundamental para assegurar que o metrô cumpra com a sua vocação natural, de transporte estruturante e de rede, proporcionando mais qualidade ao transporte público e garantindo mais mobilidade, com conforto e segurança, para a população”, destaca o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins.

Desde o início do mês, 45 linhas foram integradas ao sistema e, até o dia 30, outras 17 passam a fazer parte, totalizando mais de 250 linhas urbanas integradas ao metrô sem qualquer custo extra aos passageiros. “A integração é um processo gradativo e constante, que irá avançar ainda mais com a Linha 2 do metrô”, acrescenta Martins.

Atualmente, as obras da Linha 2 estão com mais de 76% de avanço físico e 12 estações em construção. O primeiro trecho, do Acesso Norte ao Detran, será inaugurado no início de dezembro e, em maio de 2017, o metrô inicia operação na Avenida Paralela até a Estação Pituaçu.

Foto: Camila Souza/GOVBA
Trecho do Acesso Norte ao Detran será inaugurado no início de dezembro (Foto: Camila Souza/GOVBA)

Passo a passo da integração

Desde janeiro deste ano, quando teve início a operação comercial do metrô, o sistema passou a funcionar integrado aos ônibus urbanos e metropolitanos. A princípio, eram 10 linhas urbanas e sete metropolitanas, que foram sendo ampliadas ao longo do ano. Em junho, foram agregadas mais 40 linhas urbanas e, em julho, outras 122.

Já a integração metropolitana foi ampliada em maio e julho, totalizando 19 linhas, que contemplam todos os ônibus que chegam a Salvador via BR-324 com destino à Lapa, originárias de Simões Filho, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila, Mata de São João, Madre de Deus, Candeias, Camaçari e São Sebastião do Passé.

O benefício para as urbanas é válido mediante o uso do cartão do metrô ou do SalvadorCard, por um período de duas horas. O cartão do metrô vale também para a integração ônibus-ônibus (entre as linhas já integradas). Para as linhas metropolitanas, a integração vale por três horas, com o cartão do metrô ou o Metropasse. Com informações da Ascom/Sedur.