Integração com ônibus alcança 40% das viagens usando metrô; Simões Filho é umas das linhas metropolitanas


A integração entre metrô e ônibus urbano resultou no aumento de 70% em relação ao começo da incorporação dos dois modais. Atualmente, 15 mil pessoas usam diariamente o sistema de forma integrada, dos 39 mil passageiros do metrô, uma proporção de 40%. Mensalmente, são 300 mil viagens ligando o modal aos ônibus. “Desde o início do projeto do metrô, ele foi pensado como um transporte estruturante para a Região Metropolitana de Salvador, especialmente para a capital, o que significa que o metrô faz parte de uma rede. Ou seja, integrado a todos os modais, conforme nosso pensamento para a política estadual de mobilidade”, afirma o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins.

Ao todo, 150 linhas fazem a conexão com o metrô nas estações Retiro, Acesso Norte, Lapa e Pirajá, por meio de cartão do metrô ou do SalvadorCard.

A integração por um período de duas horas. Já as linhas metropolitanas, 19 ao todo, fazem a integração na estação Retiro, atendendo as cidades de Dias D’Ávila, Mata de São João, Candeias, Simões Filho, Camaçari, Madre de Deus, São Sebastião do Passé e Lauro de Freitas.  (BN)