“Infelizmente a gente não tem condições de colocar um policial em cada esquina”, diz Major sobre patrulhamento em Simões Filho


O comandante da 22ª Companhia Independente de Pólicia Militar, Major Fábio Dias falou sobre as estratégias de patrulhamento no município de Simões Filho. Na oportunidade, Dias esclareceu a questão da retirada do policial em período integral no Hospital Municipal.

“Nós resolvemos otimizar este policiamento para que a comunidade, o povo ganhasse mais uma viatura no município e aumentasse o nosso raio de ação. Então, foi uma medida estudada, haja vista que, durante o dia nós temos a presença de viaturas quatro rodas, temos a presença do nosso moto patrulhamento e vigilantes que ficam a disposição do Hospital”, explicou o Major.

Ainda segundo o comandante, em casos de extrema necessidade ou ocorrência relacionada a violência, uma guarnição será enviada imediatamente para dar assistência ao paciente e aos envolvidos na situação.

“Assim que esse paciente der entrada no hospital o preposto da unidade já mantém o contato direto com a 22ª e no mais tardar 5 ou 10 minutos, a depender do deslocamento, a gente tem o moto patrulhamento aqui no Centro, viatura quatro rodas também, num instante chegará lá. E caso seja necessário inclusive a escolta de um preso, a PM se fará presente e tomará as medidas cabíveis.

Dias ainda ressaltou que no período noturno e nos finais de semana os policias permaneceram na unidade de saúde. “A partir das 19h, tendo em vista que há uma tendência em aumentar esse número de ocorrências no hospital, principalmente nos finais de semana, nós garantimos a presença da dupla de policiais”, disse ele.

O major explicou também salientou que gostaria de aumentar a oferta de policias em locais públicos do município, mas que infelizmente a tropa ainda é insuficiente pra permanecer integralmente em pontos isolados e por isso foi preciso traçar estratégias de patrulhamento.

“Infelizmente a gente não tem condições de colocar um policial em cada esquina. Eu gostaria muito de atender hospitais, atender as UPAs, os colégios, a casa de cada morador, mas a gente tem que utilizar as melhores estratégias para junto da comunidade a gente continuar esse combate firme a criminalidade”, revelou.

Sobre seu Plano de Comando, Dias disse que assim que possível marcará uma audiência pública para apresentar para a sociedade as suas metas estabelecidas para os próximos 4 anos, período mínimo em que ele deve atuar no município.

“Ao longo desses três meses nós elaboramos o nosso plano de comando de 2017 a 2020 com objetivos, com metas a serem traçadas com planos de ações e pretendemos divulgar pra comunidade simõesfilhense, pra toa sociedade civil organizada, a imprensa, o legislativo, o Executivo municipal, Ministério Público, em breve, o mais tardar só está faltando o problema da agenda, pra ver se a gente faz na câmara de vereadores, porque essa luta é de todos nós e a gente vai vencer”, completou.

Para Dias é preciso regatar a credibilidade da PM junto à população, e nesse sentido é natural que a sociedade civil, após conhecer o seu Plano de Comando, se coloque em favor do projeto de trabalho.

“Sabemos que a comunidade de Simões Filho é uma comunidade boa, de gente simples, humilde e trabalhadora e aos poucos a gente vai plantando essa semente, resgatando a credibilidade da Polícia Militar e a partir do momento que o plano chegar ao conhecimento do povo, o povo vai ficar do nosso lado”, concluiu.