Idosos e portadores de deficiência já podem emitir Cartão de Estacionamento em Simões Filho; confira


Munícipes com idade igual ou superior a 60 anos que sejam condutores ou passageiros de veículos automotores têm direito a estacionar em vagas reservadas em estacionamentos e áreas de Zona Azul em locais públicos ou privados. Para receber o Cartão de Estacionamento para Idoso, obrigatório para utilização dessas vagas, o cidadão precisa solicitar junto à prefeitura de sua cidade a autorização especial.

Em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) já iniciou o processo para emissão do cartão. Em contato com a reportagem do Mapele News, na tarde desta sexta-feira (19), o secretário Jackson Bonfim esclareceu como pode ser feito o procedimento.

“Para fazer o Cartão de Estacionamento, no caso de idosos é preciso comparecer na sede da Secretaria portando xerox da habilitação, comprovante de residência e carteira de identidade. Se o idoso não dirigir e tiver alguém da família que dirigi o carro dele, ele leva a xerox da habilitação dessa pessoa ”, explicou o secretário.

O benefício também é oferecido para portadores de necessidades especiais. Neste sentido, o Cartão de Estacionamento para Pessoas com Deficiência (Defis) É uma autorização especial para o estacionamento de veículos em via pública e Zona Azul, em vagas especiais, demarcadas com o Símbolo Internacional de Acesso, para pessoas com deficiência de mobilidade obrigadas ou não a usar cadeira de rodas, aparelhagem ortopédica ou prótese, temporária ou permanente, com deficiência visual ou com dificuldade de locomoção.

Segundo a Semob, no caso de portadores de deficiência, é necessário também apresentar um laudo médico com data válida em um prazo máximo de 6 meses, carteira de identidade e habilitação própria ou de quem dirige o veículo.

Ainda conforme estabelecido pela pasta, tanto o cartão de estacionamento para idosos como o Defis podem ser emitidos de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17, exceto feriados, na sede do órgão, localizada no Centro da cidade.