Idoso de 69 anos está em estado grave após ser esfaqueado em Simões Filho


Pelo menos um registro de violência, com tentativa de homicídio foi registrado neste feriado de Proclamação da República em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Um idoso de 69 anos, identificado como Ivo Soares Santos, permanece internado no Hospital Municipal em estado grave, após ter sido esfaqueado no início da noite desta quarta-feira (15) na localidade conhecida como Laboré.

De acordo com informações, o idoso estava em uma roda de conversa com um grupo de homens que inclusive faziam uso de bebida alcoólica quando se envolveu em uma discussão e acabou esfaqueado.

A vítima foi atingida na região do pescoço e teve que ser imediatamente socorrida para a unidade hospitalar, onde precisou passar por um procedimento cirúrgico na traquéia, o que facilitou o seu processo respiratório.

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico por meio do qual se cria um orifício na frente do pescoço que dá acesso à traqueia, permitindo uma ventilação mecânica prolongada, naqueles casos em que a ventilação espontânea é impossibilitada. Em termos mais populares, é um “buraco na garganta para permitir a passagem de ar

A traqueostomia é um recurso que a medicina usa para contornar uma obstrução das vias aéreas superiores ou outras impossibilidades de respirar, que não podem ser tratadas por meios mais simples. Ao mesmo tempo ela ajuda na remoção de secreções brônquicas, na manutenção da ventilação mecânica por longo prazo, na aspiração de conteúdos orais ou gástricos e na substituição do tubo das intubações endotraqueais, que não pode ser mantido por longos períodos de tempo.

Segundo relatado por uma das filhas do senhor Ivo, o idoso também faz uso de bebida alcoólica e costuma frequentar o local para “jogar conversa fora” com os vizinhos, mas ninguém imaginava que um fato como este pudesse ocorrer.

A qualquer momento o paciente poderá ser transferido para o Hospital Geral do Estado, onde o seu caso, que é considerado de alta complexidade, poderá ser melhor assistido.