IBGE abre processo seletivo com 7,5 mil vagas para agentes de pesquisas


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu hoje um processo seletivo simplificado para a contratação temporária de até 7.500 agentes de pesquisas e mapeamento. Os candidatos, que devem ter no mínimo o ensino médio, vão atuar em 550 municípios brasileiros.

Os selecionados vão realizar pesquisas econômicas e sociodemográficas nos 26 estados e no Distrito Federal. Além de um salário de R$ 1.250,00, os agentes também vão receber auxílio-alimentação, auxílio-transporte, férias e 13º salário. A jornada de trabalho é 40 horas semanais, no regime de 8 horas diárias.

Veja o edital

A previsão é de que a vaga seja ocupada por um ano, podendo ser prorrogada para até três anos. Além disto, os agentes serão avaliados mensalmente nos três primeiros meses e nos três últimos meses do contrato. Outras avaliações poderão acontecer mensalmente ou a cada 90 dias durante o período.

 As inscrições custam R$ 30 e vão de 21 de junho a 19 de julho através do site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). Ao se inscrever, o candidato deve selecionar a UF/Município/Área de trabalho onde pretende atuar, assim como o local onde realizará a prova.

A prova objetiva, que terá 60 questões de língua portuguesa raciocínio lógico e geografia, está prevista para acontecer no dia 4 de setembro, com duração de 4 horas, das 13h às 17h. O resultado final da seleção sairá no dia 3 de outubro.