Hospital Municipal de Simões Filho inaugura sala de vacinação


A Associação de Proteção a Maternidade e Infância de Castro Alves (APMI), gestora do Hospital Municipal de Simões Filho, juntamente com a Prefeitura Municipal, inauguraram a sala de vacina da unidade hospitalar, no sentido de promover ainda mais conforto e qualidade no atendimento à população local.

O ato aconteceu junto com a inauguração da nova Enfermaria 2 que custou um investimento de aproximadamente R$ 600 mil. Por enquanto, na sala é feita a vacinação de recém-nascidos, oriundos do hospital, e o armazenamento de soro antiescorpiônico e botrópico.

Muito em breve também serão feitas vacinações em campanhas do Ministério da Saúde, vacinação antirrábica, vacinação antitetânica e armazenamento do soro antitetânico. A sala de vacinação funciona todos os dias, inclusive nos finais de semana, das 07 às 19h. No entanto, a vacina BCG e Hepatite B são administradas as segundas, quintas e sábados.

“Por enquanto a BCG tem sido administrada somente três dias na semana em virtude da demanda que temos. Pois, após abrir o lote da vacina é preciso usá-lo completamente no mesmo dia. E como não temos volume diário para isso ainda, fizemos essa escala de três dias”, explica Alcimara Mariano, gerente em Saúde do HMSF.

Em caso de recém-nascidos que saiam de alta hospitalar em dias onde a vacina BCG não está sendo aplicada, Alcimara explica que eles receberão o encaminhamento para vacinação na própria sala de vacina do hospital nos dias de vacinação.

“A vacinação da BCG e anti-Hepatite B ainda no ambiente intra-hospitalar gera um impacto muito grande na saúde da população, pois o recém-nascido ficará cada vez menos exposto às infecções e consequentemente mais protegido precocemente”, concluiu Alcimara.