Homem de 38 anos comete suicídio por enforcamento em bairro de Simões Filho


Um homem de 38 anos, morador da cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) foi encontrado morto, com uma corda no pescoço, na madrugada desta quarta-feira (26).

De acordo com a assessoria de comunicação da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), por volta das 02:15h uma guarnição recebeu a solicitação para verificar a existência de um possível suicídio na localidade de Pitanga de Palmares.

De imediato a guarnição deslocou e contatou a veracidade do fato, sendo encontrada a vítima, identificada como Edenilson Batista Conceição ainda com a corda no pescoço, já sem sinais vitais, no interior da própria residência.

Minutos após a chegada da PM, um irmão da vítima esteve no local e foi acompanhado pela guarnição até a 22ª Delegacia Territorial (DT), para registrar a ocorrência e tomar as medidas cabíveis.

A motivação do homicídio segue desconhecida. É provável que Edenilson tenha sido mais uma vítima da depressão, uma doença na maioria das vezes silenciosa, que leva milhares de pessoas ao suicídio todos os anos.

Índices de Suicídios e Setembro Amarelo

No Brasil, os números são preocupantes: de 2007 a 2016, 106.374 pessoas morreram em decorrência do suicídio — em 2016, a taxa foi de 5,8 por 100 mil habitantes. De acordo com a publicação do Ministério da Saúde, a intoxicação é responsável por 18% das mortes, enquanto o enforcamento apresenta um índice de 60% dos óbitos.

Setembro é o mês escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para realizar campanha de conscientização contra o suicídio, no entanto, as políticas públicas voltadas para essa demanda ainda são ineficientes, e os índices de ocorrências não param de crescer.

Em coletiva realizada na última quinta-feira (20 de setembro), o Ministério da Saúde divulgou novos dados sobre os casos de suicídio no Brasil em uma iniciativa para reunir maiores informações para que seja possível ampliar os projetos de valorização da vida e de discussão sobre saúde mental. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a meta de reduzir em 10% os casos de mortes por suicídio até 2020.