Hacker consegue desviar R$ 95 mil de conta de Câmara de Vereadores na Bahia


A Câmara de Vereadores de Brumado, no Sudoeste baiano, teve R$ 95 mil desviados da conta por um hacker. O desvio aconteceu no último dia 28 de março e foi percebido durante a utilização do sistema financeiro que o Legislativo municipal adota.

“Apareceu uma tela de atualização no sistema pedindo para digitarmos informações, o que não é comum”, contou o vereador Leonardo Vasconcelos (PDT), presidente da Câmara.

O Banco do Nordeste (BNB) é o responsável pela conta da Câmara. Vasconcelos diz que, ao procurar o banco, foi orientado a reiniciar o computador, já que havia a suspeita de invasão. Tarde demais. Segundo o BNB, os indícios apontam para fraude eletrônica.

O vereador registrou o caso em um boletim de ocorrência na Delegacia de Brumado. O BNB explicou que dispõe de sistema de monitoramento de transações atípicas. “Na oportunidade, o Banco iniciou análise técnica para ressarcimento ao cliente, se for o caso”, afirmou o banco, em nota.

O dinheiro foi transferido para uma conta do Itaú que fica na capital federal e o BNB solicitou bloqueio do dinheiro transferido. De acordo com o presidente da Câmara de Brumado, os procedimentos finais junto à instituição financeira foram feitos nesta segunda (2).

“Assinei um termo de compromisso entre o Poder Legislativo e o banco. Eles se comprometeram a fazer devolução do valor em até 10 dias úteis. Nem a Câmara nem o banco serão prejudicados”, disse Vasconcelos, que não descarta a transferência da conta do Legislativo para outro banco.

Vasconcelos disse que nunca havia ocorrido problema semelhante na cidade. “Nunca passamos por isso aqui. Ouvimos muito falar desse tipo de coisa com pessoas físicas, e até com outras pessoas jurídicas. Temos que ter ainda mais cuidado”, concluiu o vereador.

O valor roubado corresponde a 21,6% do rendimento mensal da Casa Legislativa. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil local.