Greve dos servidores municipais não vai afetar vacinação contra H1N1, diz secretário


Servidores fizeram manifestação em frente a multicentro de saúde nesta terça-feira (12)

A greve dos servidores municipais, deflagrada no dia 15 de março, não deve afetar a campanha vacinação contra a gripe H1N1, programada para acontecer na próxima segunda-feira (18) em Salvador. Segundo o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, todos os locais de vacinação estarão funcionando normalmente.

“Todas as salas estarão abertas a partir do dia 18, se o Estado entregar a vacina, que ainda não entregou”, declarou o secretário ao CORREIO, durante a reinauguração do Multicentro de Saúde Bezerra Lopes, na Liberdade. Segundo Vânia Rebouças, sub-coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, as doses começaram a ser entregues aos municípios mais distantes da capital e devem chegar em Salvador até o fim desta semana.

O prefeito ACM Neto também negou que a paralisação dos servidores vá ter algum impacto na vacinação. “Cada vez é menor a quantidade de servidores parados, o que inclusive não traz nenhum prejuízo aos serviços da Prefeitura”, afirmou. Durante a cerimônia de reabertura, servidores se reuniram do lado de fora do multicentro de saúde, segurando faixas e cartazes.

A categoria reivindica reajuste salarial, plano de saúde e melhores condições de trabalho nas unidades municipais de saúde. Os manifestantes ocuparam a calçada em frente ao multicentro de saúde, localizado na Rua Lima e Silva, próximo ao Plano Inclinado, e não chegaram a interromper o fluxo de veículos no local. Policiais da 37ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Liberdade) acompanharam a manifestação, que foi encerrada por volta das 11h.

Protesto aconteceu do lado de fora de multicentro de saúde reinaugurado hoje
(Foto:Lara Bastos/CORREIO)

Campanha de vacinação
A campanha contra H1N1 terá início em todo país no dia 30 de abril, mas foi antecipada na Bahia pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Os postos e centros de saúde de todos os municípios baianos poderão iniciar a imunização a partir da próxima segunda-feira (18). As vacinas começaram a ser entregues aos municípios mais distantes da capital e devem chegar em Salvador até o final da semana.

Terão acesso à vacina na rede pública o grupo de risco – idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menos de 5 anos, trabalhadores da saúde, grávidas e mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, presos, funcionários do sistema prisional, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, que estão sob medidas socioeducativas. O restante da população precisa procurar na rede privada, onde a vacina está esgotada.

Até esta terça-feira, a Sesab havia registrado três mortes por H1N1 em Salvador.