Gregos e Troianos: a batalha em busca da cadeira de deputado em 2018; quem derrotará Aquiles?


“Agradar a gregos e troianos” é um ditado popular que significa o desejo em agradar todo mundo, mesmo aos grupos ou pessoas com ideias divergentes. Esta expressão popular, que é bastante comum no Brasil, surgiu a partir da história mitológica que faz referência ao episódio da lendária Guerra de Tróia. No cenário da política nacional, em que o que tem prevalecido é o jogo de interesses pessoais, fica difícil avaliar quem agradará a maior parte da população, levando vantagem na hora das urnas.

Cerca de 15 meses antes das próximas eleições, que elegerão os escolhidos para ocupar os cargos de deputado federal e estadual , governador, senador e presidente da república a disputa pela preferência popular já começou a animar os ânimos em diversos municípios baianos.

Em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), os representantes do parlamento municipal declararam verdadeira guerra aos candidatos de fora, iniciando uma massiva disputa interna, que determinará quem terá o apoio do prefeito Diógenes Tolentino.

Entre os 19 edis que ocupam cargos na Câmara de Simões Filho, pelo menos 4 deles já demonstraram pretensão em se colocar como pré-candidatos aos cargos públicos de deputados federal ou estadual. São eles: a vereadora e primeira-dama Kátia Oliveira e os o vereadores Cleiton Aparecido, Eri Costa e Orlando de Amadeu. Os 3 últimos manifestaram a pré-candidatura publicamente. Todos tiveram votação bastante expressiva nas ultimas eleições em 2016.

“Defensora das mulheres na Câmara” a vereadora Kátia, que apesar de ainda não ter mencionado a pré-candidatura oficialmente, já demonstrou força entre o público feminino local. Sem contar com o fato de ser esposa do atual cacique municipal, o que coloca a edil um passo a frente dos demais.

Resultado de imagem para vereadora katia oliveiraO vereador Eri, que como ele mesmo declarou em oportunidade anterior, chegou a ser o vereador com maior número de votos em seu primeiro mandato. Sem considerar que quando se lançou candidato a deputado 2 anos depois, conseguiu sozinho somar mais votos que todos os outros candidatos do município juntos, ainda assim não conseguiu se eleger.

Resultado de imagem para eri costaJá o vereador Cleiton Aparecido (Boy Boly), que foi o terceiro mais bem votado entre os 19 edis em 2016, está um degrau a mais que os concorrentes em termos de popularidade, sendo considerado o vereador do “gueto” em todas as comunidades por onde passa.

Resultado de imagem para vereador bolly bollyO vereador Orlando de Amadeu, além de ter sido o edil mais bem votado na eleição passada com 1147 votos, é hoje considerado o líder do governo na Câmara, filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Embora todos os pré-candidatos já citados estejam na lista dos que podem agradar a Gregos e Troianos, ganhando o apoio do prefeito Dinha e a preferência popular, vale salientar que o ex- prefeito Eduardo Alencar, velho conhecido da população simõesfilhense, apesar de ainda não ter assumido suas pretensões políticas, pode vir a roubar a cena, lançando sua pré-candidatura para 2018.

Resultado de imagem para eduardo alencarEduardo, que ainda corre o risco de ficar inelegível caso suas contas sejam reprovadas pelos parlamentares, ainda reúne condições políticas de surpreender a concorrência e angariar votos dos cerca de 17 mil eleitores que o apoiaram na corrida eleitoral de 2016.

Entre as idas e vindas, derrotas e vitórias, fica a pergunta que logo em breve terá sua resposta definida; quem derrotará Aquiles?

Leia Também

Comerciante e exdançarina de Simões Filho é baleada na frente de casa no Cristo Rei