Governo vai elaborar projeto para a implantação de teleféricos em Salvador


Salvador pode ganhar teleféricos em breve. Nesta quinta-feira (27), durante sua viagem a França, o governador Rui Costa confirmou a arrecadação de 470 mil euros para financiar um estudo e elaboração de um projeto para a instalação de teleféricos na capital baiana.

De acordo com o Governo do Estado, os teleféricos vão ligar alguns bairros às estações de metrô de Bom Juá, Retiro, Bonocô e outra ligando Detran a Pernambués. O recurso será financiado pelo Fundo de Estudos e Ajuda ao Setor Privado (FASEP), um instrumento financeiro do governo francês de ajuda a projetos, e os estudos devem começar em novembro.

(Foto: Divulgação/GOVBA)

“Continuo trabalhando para melhorar cada vez mais a mobilidade urbana de Salvador e toda a região metropolitana”, afirma o governador Rui Costa por meio de nota. A arrecadação surgiu após um encontro de Rui com os dirigentes do Egis Group, grupo internacional de consultoria, engenharia, estruturação de projetos e serviços de operação.

Durante a reunião com os membros do Egis Group, o governador apresentou os projetos da nova rodoviária de Salvador, do Centro de Convenções e do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Este último atraiu a atenção dos empresários. Após a reunião, o diretor comercial do grupo, Bruno Lapeyrie, levou Rui para conhecer o VLT que a empresa construiu em Paris.

O projeto do VLT prevê, na primeira etapa, a substituição do trem do subúrbio pelo veículo. O trajeto, porém, será ampliado e possuirá 21 paradas ligando a Avenida São Luís, em Paripe, e o bairro do Comércio. Há previsão que o VLT seja levado também para a Região Metropolitana em uma segunda etapa.  Com informações do CORREIO.