Governo do Estado publica edital de construção do Hospital Metropolitano


O governo do Estado da Bahia divulgou na manhã desta sexta-feira (19), no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital para a construção do Hospital Metropolitano, que será implantado em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, ao lado da Via Parafuso.

De acordo com a informação publicada pelo governador Rui Costa nas redes sociais, a unidade tem previsão de ser entregue em 2018. “Ano que vem a população da Bahia ganha um novo hospital da região metropolitana. É um hospital novo, grande, que vai atender a diversas especialidades e melhorar o atendimento à população baiana. Temos previsão de inaugurar dois novos hospitais neste ano, o da região do cacau, na cidade de Ilhéus, e o hospital da região da Chapada Diamantina”, disse ele.

Serão investidos R$ 150 milhões no hospital, que será referência em urgência e emergência, trauma, acidente vascular cerebral , com uma Unidade de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral (UAVC), que atenderá os diversos tipos de AVC como:isquêmico, isquêmico transitório ou hemorrágico na fase aguda, com tratamento trombolítico venoso, reabilitação precoce e investigação etiológica (causas) completa.

O hospital terá ao todo 265 leitos, sendo 30 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), oferecendo também serviços de alta complexidade em neurocirurgia. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, o hospital oferecerá todos os equipamentos necessários para o diagnóstico e tratamento de patologias neurológicos.

“Teremos equipes, instalações físicas e equipamentos adequados para o diagnóstico de doenças neurológicas e o tratamento neurocirúrgico, além da oferta de leitos de internação, reabilitação e acompanhamento ambulatorial pré e pós a alta hospitalar”, enumerou o secretário.

O hospital contará ainda com oito salas de cirurgia e enfermarias nas especialidades de clínica geral, clínica cardiológica, clínica neurológica, cirurgia geral, cirurgia urológica, vascular, gastro e neurológica, além de setor de imagem e diagnóstico para realização de exames como tomografia, ressonância magnética, ecocargiograma e ultrassom.

Um heliporto será construído no local para utilização em casos mais urgentes. O hospital é referência para os municípios de Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *