Governo anuncia prorrogação de decreto que proíbe aulas e eventos na Bahia


O decreto estadual n° 19.586, que proíbe a realização de eventos com mais de 50 pessoas e atividades em escolas das redes pública e privada em toda a Bahia, válido até esta sexta-feira, 31, será prorrogado por mais 15 dias. Anúncio foi feito pelo governador Rui Costa no início da noite desta quinta-feira, 30, nas redes sociais.

Rui Costa afirmou que o governo vai avaliar a situação quando o prazo de vencimento do decreto estiver acabando. O decreto proíbe todas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos, religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.

A determinação também envolve a suspensão do transporte coletivo intermunicipal em cidades baianas com registros recentes de casos da Covid-19. “Faremos um novo balanço de como se comportou a doença no estado, inclusive porque algumas cidades estão reabrindo o comércio, para avaliar a liberação do transporte intermunicipal”, explicou.

Além disso, o governador também anunciou que estudantes, professores e funcionários de escolas de Jequié serão testados na próxima segunda-feira, 3. Até 14 de agosto, 10.771 pessoas vão passar pelos testes no município, sendo 9.964 estudantes, 560 professores e 247 funcionários, de 17 unidades escolares.

 “Já fizemos a testagem em Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca, e agora chegou a vez de Jequié. O objetivo é obter um diagnóstico da situação dos alunos da rede no que se refere ao coronavírus, tendo acesso a dados como quantos tiveram e quantos estão contaminados, de modo a gerar uma pequena amostra do que está ocorrendo com esses estudantes, bem como com os servidores. Esses e outros dados vão embasar e viabilizar um planejamento mais assertivo de retomada das aulas”, finalizou Rui.