Gestores simõesfilhenses planejam ações para ampliar Casa de Farinha no distrito de Santa Luzia


Com o objetivo de planejar ações para ampliar a Casa de Farinha no distrito de Santa Luzia, promovendo o desenvolvimento da produção da mandioca no município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), o prefeito Diógenes Tolentino, juntamente com o secretário de Infraestrutura, Alan Lima, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado e os vereadores que representam a localidade Manoel Carteiro e Elimário Lima, na tarde desta quinta-feira (29), realizaram uma visita ao local.

O encontro aconteceu no intuito de analisar a possibilidade de se fazer no o espaço uma nova sede, mais segura e equipada, onde os agricultores poderão realizar o processamento da raiz da mandioca e comercializar os produtos como: farinha, beiju, carimã, goma e tapioca. Este projeto irá fortalecer a agricultura familiar e beneficiará centenas de pequenos produtores municipais.

Para o vereador Manoel Carteiro, a iniciativa irá atender um anseio antigo da população, inclusive superando as expectativas do projeto original, onde os agricultores rurais poderão produzir e vender seus produtos no mesmo espaço.

“Para os pequenos agricultores familiares da nossa região de Mapele, Santa Luzia e Cotegipe, é um anseio muito grande ver aquela casa de farinha reformada, com os equipamentos novos, funcionando e com sanitários. E eu sou um defensor desse projeto, mas conversando com o prefeito, descobri que ele tem uma proposta que vai além. Ele quer fazer uma Casa de Farinha Comunitária Modelo e no mesmo espaço construir um Centro de Vendas, para que as pessoas produzam e ali mesmo possam vender”, defendeu Manoel.

Manoel, que sempre apoiou os produtores rurais dos distritos aqui citados, conta como a recuperação do espaço irá contribuir com o desenvolvimento das comunidades, que ainda utilizam muito a agricultura familiar como principal fonte de renda.

“O projeto irá fomentar e desenvolver a agricultura familiar, gerando emprego e renda também na região rural do município. Isso é um desejo nosso e eu sempre dei apoio naquela antiga Casa de Farinha, dando manutenção, substituindo equipamentos quebrados dentro das minhas possibilidades e vai ser um sonho para nossas comunidades ter aquele espaço totalmente recuperado”, completou ele.

Além de Manoel Carteiro e Elimário Lima, também participaram da visita os vereadores Vel Silva e Orlando de Amadeu.