Gestão da Secretária de Saúde de Simões Filho volta a ser alvo de críticas


Se no Brasil a Saúde vai de mal a pior, imagine depender da atual gestora da pasta no município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. Pois é, desde que assumiu a Secretaria de Saúde da cidade, a médica Maria Bethânia Lessa Pinto, que também é especialista em Administração Hospitalar, tem sido alvo de duras críticas por parte da população e também dos veículos de comunicação da região, como é o caso do repórter e jornalista Valfredo Silva, da Radio Sucesso FM.

Portal-LF-News-Notícias-Lauro-de-Freitas--Gestão-do-prefeito-Dinha-vence-terceira-crise-administrativa-em-Simões-Filho-765x510

Em um link ao vivo com o radialista Roque Santos, na manhã desta segunda-feira (06), Valfredo afirmou que a coisa não vai bem para a secretária, muito menos para o prefeito Diógenes Tolentino (PMDB), que de acordo com o repórter da rádio Sucesso não está satisfeito com a atual gestora e poderá exonerá-la a qualquer momento.

Embora tenha levado em consideração o prestígio que a médica pediatra possuía pelos serviços prestados à população simõesfilhense em anos anteriores, a pressão para que o prefeito Dinha substitua a servidora do primeiro escalão do administrativo municipal é grande, uma vez que, como secretária, Bethânia vem sendo reprovada constantemente.

Na última semana, a reportagem do Mapele News recebeu a informação de que um grupo de 16 funcionários da Saúde, que prestam serviços na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-CIA) está há dois meses sem receber salários e embora a secretária não tenha se manifestado, a assessoria de comunicação da prefeitura emitiu uma nota de esclarecimento prometendo o pagamento dos proventos até a próxima sexta-feira (10).

tati-1

Outra situação que chegou ao conhecimento da reportagem do Mapele News é que a secretária viajou para celebrar o período Carnavalesco e ainda não retornou ao local de trabalho, também não manteve contato com o chefe do executivo para justificar a ausência prolongada.

Já se sabe, que o prefeito Diógenes Tolentino irá se reunir na tarde desta segunda (06), com algumas lideranças políticas para decidir o futuro da pasta. Desde a posse da médica, Dinha tem enfrentado situações embaraçosas, como a vez em que o alcaide flagrou uma longa fila de cidadãos, debaixo de sol e chuva para garantir marcação de consultas e exames, sem a devida humanização.

Drª Bethania também já havia sido criticada por indicar seu genro para trabalhar na Secretaria, além de comportar um grande número de servidores de municípios vizinhos, como Lauro de Freitas e Camaçari, tirando a prioridade do servidor simõesfilhense que em sua maioria também possui experiência e qualificação profissional.

Há alguns meses existe um apelo popular para a volta de Drº Alfredo Assis, ex-secretário e vereador releeito do município, para assumir o controle da pasta, já que durante a sua atuação nos 4 anos anteriores, Assis foi considerado o melhor secretário dos últimos 20 anos neste seguimento em Simões Filho, recebendo inclusive uma premiação a nível nacional.

Resta agora acompanhar as próximas páginas deste capítulo que insiste em tirar o sono do munícipe mais humilde, que depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantia da integridade física, e da melhoria na qualidade de vida.