Futuro incerto: “Se a gente não se planejar vai faltar recurso lá na frente para pagar salários dos servidores”, diz prefeito Dinha durante entrevista


O prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino esteve na manhã desta sexta-feira (20) na rádio Sociedade da Bahia concedendo entrevista sobre a administração municipal e os desafios encontrados por sua gestão, nesses primeiros 18 meses de governo.

Na oportunidade, Dinha falou sobre a arrecadação municipal e disse que somente neste início de mandato, já conseguiu aumentar a receita do município em mais de 10%.

“Aumentamos a arrecadação, a receita própria, tivemos uma elevação em torno de 11 a 12% da receita própria e a meta nossa é chegar a 25% de aumento de arrecadação sem aumentar os impostos. Isso é bom fala, não vamos aumentar a carga tributária, mas vamos tornar eficiente a fiscalização”, comemorou.

De acordo com Dinha, mensalmente a prefeitura arrecada em média 25 milhões, o que calculado em 18 meses daria 450 milhões, no entanto, conforme colocado pelo próprio alcaide, os salários pagos aos servidores da prefeitura tem consumido pelo menos 15 milhões da receita bruta, todos os meses.

“Nós temos uma arrecadação média em torno de R$ 25 milhões hoje. Nós conseguimos aumentar um pouco organizando o setor fazendário, mas temos uma folha de pagamento, ainda com os terceirizados em torno de quase R$ 15 milhões e 500 mil. Então é uma despesa que, isso prejudica e muito”, declarou ele.

Ainda conforme o prefeito, o que mais pesa para a administração com relação aos salários são os servidores da educação. Ele lembrou que recentemente fez um alto investimento com contratação de pessoal para a SEMED e reajuste de salários dos professores, mas que se a arrecadação municipal não aumentar ainda mais, ele não terá como manter sua estrutura.

“Tivemos acréscimos com reajuste de salários, com aumento de contratação de professores e profissionais da área de educação, porque na verdade, quando nós assumimos tinha diversas escolas sem professores, sem funcionários e nós ao longo destes 18 meses estamos colocando toda casa em dia em relação a profissionais. Sabemos das dificuldades que está se enfrentando e inclusive tive uma reunião essa semana com alguns professores e coloquei para eles a minha preocupação em fazer um reordenamento da rede, porque não tem como manter a estrutura da educação no município hoje com a arrecadação que tem”, afirmou.

Segundo Dinha, é preciso realizar um trabalho minucioso de planejamento em longo prazo, para que no futuro não comece a faltar recursos para pagamento dos salários dos profissionais da educação.

“Se a gente não se planejar e entender que nós estamos fazendo um trabalho a curto, médio e longo prazo, mas não podemos descuidar do planejamento, porque vai faltar recurso lá na frente para pagar salário de professor, se a gente não tomar providências de uma forma assim corajosa. É difícil, não só para mim, mas para todas as prefeituras os prefeitos estão passando por dificuldades. Tem que ter austeridade e muito controle com o dinheiro público”, declarou ele.

O prefeito concluiu dizendo que apesar das dificuldades, cada centavo está sendo valorizado em Simões Filho, inclusive com diversas inaugurações que estão sendo realizadas pela sua gestão, depois de 8 anos sem nenhuma grande obra ser executada na cidade.

“Estamos valorizando cada centavo, cada centavo é valorizado. Tanto haja vista que, o município passou aí 8 anos sem fazer uma inauguração, era muito raro fazer uma inauguração”.