Futebol de Mesa: crianças, jovens e adultos unidos pela mesma paixão na Ilha de São João


Uma grande paixão e incremento do entretenimento movimentam o distrito da Ilha de São João, no município de Simões Filho. Ao menos quatro vezes por semana, acontece na comunidade que fica bem próxima da capital baiana, o ‘Campeonato de Botão’, também conhecido como ‘Futebol de Mesa’. Os organizadores asseguram que apesar de não contar com patrocínios, o esporte é uma iniciativa que vêm contribuindo para unir crianças, jovens e adultos que fomentam o ‘resgate da modalidade esportiva na região’.

Conforme explicação de Wilson, um dos organizadores; o campeonato possui regulamento pela Federação Baiana e a Liga é presidida pelo Sr. Jailson. “12 times participam dos torneios que ocorrem nas 2ª, 4ª e 6ª feiras, além do domingo”.

A disputa que é organizada por 4 grupos; se classificam os dois com maiores pontuações.

Além de Wilson, Márcio, Jailton, André e Anderson incentivam o ‘resgate da modalidade esportiva’ e convidam outras comunidades de Simões Filho para participar. A perspectiva é que o Campeonato de Futebol de Mesa tenha uma duração de 2 a 3 meses.

“Resgatamos o botão e as crianças estão muito interessadas no Futebol de Mesa”, revelou Wilson demonstrando a necessidade de apoio para a ampliação da atividade esportiva na comunidade da Ilha de São João.

Sem apoio, eles revelaram que neste domingo (01), o evento contou com o apoio do morador Glauber com os troféus.

Futebol de Mesa melhora a concentração dos praticantes. Confira os benefícios 

O ‘Futebol de Mesa’, também conhecido como ‘Futebol de Botão’, pode ser tão empolgante quanto uma pelada com os amigos. Crianças e adultos podem cair no jogo. Confira os benefícios da atividade.

Atenção, equilíbrio e muita animação, a atividade exige entrega total à partida e determina benefícios positivos ao ser humano.

 Cérebro afiado

Por ser uma modalidade que demanda decisões táticas; é necessário pensar bem. Além de planejar as próprias jogadas, deve-se tentar adivinhar quais serão os movimentos do adversário. Esse é um ótimo exercício para testar possibilidades e estratégias ao longo do jogo.

Equilíbrio

Tranquilidade é importante em todos os momentos da vida. O Futebol de Mesa trabalha esse aspecto. É necessário ter uma visão geral do jogo e antever possibilidades, conforme as peças vão sendo deslocadas. Por isso, quanto mais foco e paciência, melhor.

Exercício leve

A atividade exige que os participantes se desloquem e se estiquem o tempo todo para alcançar a bolinha. Por demandar bastante dos braços e das pernas, pode ser considerado um aeróbico leve. Porém, recomenda-se fazer alongamentos antes e depois das partidas para evitar câimbras e até lesões.

Além de trazer diversos benefícios para a mente, o futebol de mesa é divertido e revigorante. Ao jogar, a pessoa sente vontade de sempre evoluir, procurando aprender novas jogadas e desafiando-se em partidas mais difíceis, com gente mais experiente.