Funcionários da UPA reclamam de atraso no pagamento dos salários; “Desde que terceirizou não recebemos nada”


Os funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) estão passando por momentos de grande dificuldade.

De acordo com os servidores, desde que a unidade foi terceirizada há dois meses que a equipe não recebe pagamentos dos salários e também não têm qualquer tipo de satisfação por parte da empresa.

“Desde que terceirizou a administração que nós não recebemos nada. Falta até ânimo de vir trabalhar sem ter perspectiva de receber os honorários que são nossos por direito. Estamos passando por uma situação muito ruim”, disse uma funcionária que preferiu não se identificar por medo de perder o emprego.

A empresa que atualmente administra a UPA do Cia é a Cooperativa Coonectar Serviços, responsável também pelos Postos de Saúde da Família (PSF), Núcleo de Atendimento à Família (NASF) e Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS).

Em maio, a Coonectar chegou a realizar um processo seletivo para contratação de pessoal destinado às unidades de saúde, mas desde então, segundo os funcionários já contratados, a empresa não responde aos telefonemas e estão com as portas do espaço que sedia a Cooperativa sempre fechadas.

“Nós ligamos para lá e eles não atendem, vamos pessoalmente e o espaço está fechado. Não sabemos mais o que fazer. Pedimos que a Secretaria de Saúde tome algum posicionamento para garantir que os nossos salários sejam pagos”, apelou a funcionária.

A Secretaria de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso. A nossa equipe também tentou entrar em contato com a empresa para esclarecer a situação, mas não obteve êxitos.

A Coonectar Serviços foi vencedora da licitação na Modalidade Pregão Presencial Nº009/2018, cujo objetivo foi a Contratação de pessoa jurídica especializada, para prestação de serviços de gerenciamento e operacionalização de profissionais da área de saúde, em conformidade com diretrizes das políticas de saúde do Município de Simões Filho/BA, Tipo Menor Preço Global.