Forças Armadas abrem mil vagas em nível nacional


Com mais de mil vagas distribuídas nas três divisões, as Forças Armadas do Brasil estão com diversos processos seletivos abertos. Um dos destaques é o concurso público para a admissão de oficiais no Corpo de Saúde da Marinha. Após aproximadamente 39 semanas no Curso de Formação de Oficiais (CFO) no Rio de Janeiro, os alunos serão promovidos a 1º tenente, com remuneração de cerca de R$ 10,5 mil. As inscrições podem ser feita no site www.ensino.mar.mil.br até 15 de maio.

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante também tem 285 vagas, sendo 170 para o Rio de Janeiro (RJ) e 115 para Belém (PA). As inscrições começam na próxima quinta-feira (11) e vão até 8 de julho. O edital simplificado pode ser consultado no site www.ciaga.mar.mil.br.

Para quem tem de 17 a 22 anos e quer seguir carreira militar, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas (SP),  está com seleção aberta. São cerca de 400 vagas para o sexo masculino e 40 para o feminino. Ser brasileiro nato e ter concluído ou estar concluindo o ensino médio no ano da inscrição são requisitos. As inscrições podem ser feitas no site www.espcex.eb.mil.br até 20 de junho.

Os mais jovens, de 14 a 28 anos, têm a oportunidade de se candidatar ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar – Epcar, em Barbacena (MG). São 160 vagas para o sexo masculino e 20 para candidatos do sexo feminino. Voluntário, o curso tem regime de internato e tem o objetivo de preparar os alunos para ingressar no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP. É preciso ter concluído o ensino fundamental.

Os demais concursos abertos são realizados pelo Comando da 4ª Região Militar – Região das Minas do Ouro (MG). As vagas temporárias são voltadas para nível médio e superior. No site www.4rm.eb.mil.br é possível consultar o edital e se inscrever.