Fogo Simbólico marca as comemorações do 2 de Julho em Simões Filho; veja como foi


Após sair da cidade de Cachoeira na última sexta-feira (30) e realizar a trilha histórica por cidades da região metropolitana, o fogo simbólico chegou à Simões Filho na manhã deste sábado (01), sendo recepcionado pelo prefeito Diógenes Tolentino e demais autoridades municipais, na Praça da Bíblia.

O símbolo da união dos povos na luta pela independência da Bahia chegou a Simões Filho pelas mãos dos atletas e comitiva da cidade de Candeias, sob o som das fanfarras locais e salva de palmas do público presente. Neste ano, é celebrado o 194º aniversário da Independência.

Foto de Silvio Souza.

No ato cívico foram realizados o acendimento da pira do Fogo Simbólico, entregue ao gestor simõesfilhense pelas mãos do prefeito de Candeias, Dr. Pitágoras e o protocolo de passagem, com hasteamento das bandeiras e execução dos hinos Nacional, 2 de Julho e Simões Filho.

A grande novidade, é que o evento tradicionalmente realizado no Pavilhão do Fogo Simbólico, este ano aconteceu em frente a Câmara de Vereadores. Às 13h a comitiva seguiu com os atletas do município conduzindo a chama até o bairro de Pirajá em Salvador.

Estiveram presentes além do prefeito e do vice Sid Serra, a primeira-dama do município Kátia Oliveira, o presidente da Câmara, Genivaldo Lima, vereadores, secretários municipais e sociedade civil.

Em 1822, a cidade de Cachoeira foi palco da luta pela Independência do Brasil na Bahia. O governo português enviou para a cidade do Recôncavo Baiano tropas para reprimir o movimento separatista.

Os conflitos começaram em Cachoeira, tomaram outras cidades do recôncavo até chegar na capital soteropolitana.
Confira os principais momentos de celebração da independência da Bahia em Simões Filho:

Foto de Silvio Souza.

 

Foto de Silvio Souza.

 Foto de Silvio Souza.

Foto de Silvio Souza.

Foto de Silvio Souza.

Foto de Silvio Souza.

Foto de Silvio Souza.

Foto de Silvio Souza.