Fiocruz continua recrutando voluntários para pesquisa da vacina contra a dengue em Simões Filho


O Instituto Butantan, em parceria com a Fundação Fiocruz Bahia implantou em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) o primeiro e único Centro de Pesquisa e Vacinação contra a dengue do estado da Bahia.

A vacina é produzida a partir de vírus atenuado, proporcionando estimular a resposta imunológica, com objetivo de identificar o grau de proteção contra a doença. A imunização ainda está em fase de testes e deverá ter seus estudos concluídos nos próximos anos.

Em contato com a reportagem do Mapele News a coordenadora, Laiana Matos explicou que o centro fica como referência no município para receber a vacina e proceder com a vacinação aos voluntários que se dispõem a participar da pesquisa.

“A vacina está em fase 3, que é uma fase final. Ela avalia a eficácia, se ela de fato está imunizando. Os efeitos na verdade já foram estudados. Ela não tem reação grave, a reação dela é comum a outras vacinas e a gente fica no centro aguardando os voluntários”, disse ela.

Para participar da pesquisa, a fundação está recrutando participantes entre 2 a 17 anos de idade, moradores de Simões Filho que tenham autorização de ambos os pais. Ainda segundo a coordenadora, mais de 14mil pessoas já foram vacinados no Brasil.

A princípio, o recrutamento aconteceria até o dia 30 de março, mas a equipe anda não conseguiu atingir a meta que é de recrutar 900 voluntários e por isso o processo foi estendido.

“Nos estamos recrutando adolescentes. Eles passam por avaliação médica e da equipe de enfermagem, estando aptos eles se vacinam e a gente acompanha esses voluntários por 5 anos, que é o período de segurança para a gente verificar de perto os efeitos da imunização”, revelou.

A pesquisadora também explicou que os voluntários precisam fazer coletas de sangue periodicamente, que após coletadas, as amostras são enviadas para o Instituto Butantan em São Paulo, onde os resultados são avaliados.

Laiana salientou que Simões Filho foi escolhido para sediar o centro na Bahia pelo fato de estar entre as cidades com maior incidência de casos da dengue. O Centro de Pesquisas atualmente está sediado na Unidade Básica de Saúde (UBS), José Maria De Magalhães Neto no Cia I, próximo a Igreja Católica.

Quem tiver interesse em receber a vacina ou quiser saber maiores informações sobre a pesquisa poderá entrar em contato com o grupo através dos telefones: (71) 99619-4245 e (71) 98749-7819 (ambos whatsApp) ou (71) 99937-6149.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *