Fim do Estado Islâmico é anunciado pelo presidente do Irã


Em um pronunciamento transmitido pela TV Estatal, nesta terça-feira (21), o presidente do Irã, Hassan Rouhani, anunciou o fim do Estado Islâmico. Durante o pronunciamento, Hassan afirmou que a erradicação do Estado Islâmico só foi possível graças a uma luta conjunta entre o Irã, Síria, do Iraque e do Líbano.

“Hoje, com a guia de Deus e a resistência do povo da região, podemos dizer que este mal foi retirado da cabeça das pessoas ou foi reduzido. Claro que os restos permanecerão, mas a fundação e as raízes foram destruídas”, destacou Rouhani

O comandante da Guarda Revolucionária do Irã, Qassem Soleimani, reafirmou o fim do grupo extremista numa mensagem enviada ao líder supremo do país que foi publicada na Sepah News, o site de notícias dos Guardas.

Na última sexta-feira (17), as forças iraquianas retomaram a cidade de Rawa, que era dominada por extremistas, e indicaram o fim da condição impostas às terras do Iraque e da Síria.

Na semana passada, a mídia iraniana publicou fotos de Soleimani em Albu Kamal, no leste da Síria, a cidade que Soleimani disse ter sido o último território tomado ao Estado islâmico na região.

A Guarda Revolucionária, a força militar mais poderosa do Irã, tem apoiado o presidente sírio, Bashar al-Assad, e o governo de Bagdá há anos.