Filas, denúncias e avanços marcam a vinda do Atacadão; “Quem tem feito tumulto aqui é gente de fora e não de Simões Filho”


Desde que foi iniciada a construção do supermercado Atacadão em Simões Filho na Região Metropolitana de Salvador (RMS) a expectativa sobre o aumento de capitação de empregos na cidade cresceu e movimentou a população.

Com um projeto grandioso, que beneficia inclusive a mobilidade na cidade, com a construção de uma via alternativa de acesso ao Centro, que está sendo construída pela administração pública paralelo ao supermercado, o Atacadão tem sido visto como um dos maiores empreendimentos instalados no município, nos últimos dois anos.

Em ritmo acelerado, as obras seguem a todo vapor e conforme os empreiteiros que estão trabalhando na construção, a previsão de entrega é ainda para dezembro deste ano. (Veja mais imagens ao longo da matéria).

O supermercado corta duas grandes avenidas do Centro, que é a Av. Washington Luiz, onde está localizado o Mercado Municipal e a Av. Engenheiro Valter Aragão, onde fica o Centro Social, por isso o Atacadão terá duas entradas principais, uma por cada acesso.

Processo seletivo e denúncias

Apesar de ser um grande empreendimento e que beneficiará a população em diversos aspectos, desde que foi iniciado o processo seletivo para contratação da mão de obra do supermercado, a procura por emprego na unidade do SINE do município aumentou significativamente, no entanto, há informações que existem pessoas de diversas regiões vindo para a cidade tentar uma oportunidade de trabalho.

A nossa equipe de reportagem esteve na manhã desta quinta-feira (19) nas dependências da unidade acompanhando a movimentação de centenas de trabalhadores, que se aventuraram desde as primeiras horas do dia para concorrer a uma vaga.

Em entrevista com alguns dos candidatos que aguardavam para participar da seleção, uma informação, que ao mesmo tempo soa como reclamação, chegou aos nossos ouvidos e chamou a atenção da reportagem.

“Nós ficamos sabendo que tem vindo pessoas de diversas cidades baianas aqui para Simões Filho em busca das vagas do Atacadão. Eu mesmo já soube de gente que veio de São Francisco do Conde, São Sebastião, Passagem dos Teixeiras e até de Irecê”, revelou uma candidata que preferiu não se identificar.

Outro rapaz que tinha acabado de participar da seleção comentou que de fato muita gente de fora tem tentando participar da capitação de empregos em Simões Filho, mas que quando passam pelo atendimento, acabam sendo liberados, porque esta seleção em especial é prioritariamente para a população local, conforme ele foi informado.

“Tem gente inclusive tentando trocar comprovante de endereço com quem reside aqui, mas sempre que as atendentes descobrem, elas orientam a pessoa e depois dispensam, porque a prioridade é nossa. Então, quem tem feito tumulto aqui é gente de fora e não de Simões Filho”, disse ele.

Ainda conforme o desempregado, falta compreensão por parte da própria população, já que muita gente tem oferecido comprovante de endereço para beneficiar quem não mora na cidade.

“Aí cabe aos munícipes ficarem atentos e para as pessoas que estão trocando comprovante de endereço para participar da seleção, é vergonhoso, porque tira a vaga que é nossa para quem nem mora aqui”.

A nossa equipe tentou contato com a coordenação da unidade para confirmar a denúncia, mas fomos informados que, por determinação do Ministério do Trabalho, os funcionários credenciados pelo governo do estado não poderiam conceder entrevista.