Festa dos Pescadores de Mapele é cancelada por falta de recursos


A tradicional Festa dos Pescadores de Mapele, realizada na zona rural do município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), novamente deixará de acontecer pelo quinto ano consecutivo.

A festividade, que seria organizada por uma comissão composta por líderes comunitários, empresários e vereadores em parceria com a prefeitura local, aconteceria entre os dias 26 e 27 de agosto, prometendo uma vasta programação cultural.

Entre as celebrações, o evento contaria com uma missa de ação de graças, corrida de canoa, cortejo cultural com baianas, rodas de capoeira entre outras diversas manifestações folclóricas, divididas entre os dois dias da festa que transita entre a comunidade pesqueira, munícipes e Poder Público.

Além do desenvolvimento social e econômico, a iniciativa também tem por objetivo o resgate da cultura local e a valorização das festas tradicionais, que atraem nativos e visitantes de diversas cidades baianas.

O cancelamento da festa partiu de um entendimento entre a comissão organizadora e o prefeito Diógenes Tolentino, que decidiu em priorizar ações que contribuem com a qualidade de vida da comunidade, como a melhoria da iluminação pública e a manutenção das vias de acesso ao bairro.