Família apela por regulação do Estado e transferência com urgência para hospital de Salvador


A equipe do “Mapele News”, esteve na tarde desta terça-feira (20) acompanhando o caso da paciente  Rosalina Teles de Brito, internada no Hospital Municipal de Simões Filho, aguardando a Regulação da Secretaria Estadual de Saúde para a realização de um exame neurológico que irá diagnosticar o seu estado clinico.

A  cada dia um novo caso envolvendo problemas de saúde bate a porta de uma família de Simões Filho, embora nem todos sejam diagnosticados como grave há aqueles em que recursos especiais são necessários para salvar a suas vidas.img_5443

Dona Rosalina, que tem 67 anos de idade, já foi vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC) por quatro vezes, e nesta última, deu entrada na emergência do Hospital Municipal onde recebeu os primeiros socorros e até então está sendo devidamente assistida com equipe de fisioterapeutas e toda a equipe médica que vem acompanhando o caso.

A dificuldade para a transferência de pacientes que necessitam de hospitais especializados, por meio de centrais estaduais de regulação da Bahia tem sido alvo de críticas severas, pois o governo do estado não tem prestado o suporte necessário para atender as demandas dos municípios. Algumas vezes a família do paciente tem que entrar com ação no Ministério Público para conseguir agilizar a transferência.

Segundo a filha da paciente, Marilene Brito o apelo é para que a Regulação do Estado da Bahia se sensibilize com a situação de dona Rosalina e providencie logo sua transferência.

“Com relação ao Hospital de Simões Filho eu não tenho o que me queixar, minha mãe está sendo bem assistida. O problema é a demora da Regulação, porque agora é uma questão de necessidade, minha mãe precisa ser transferida com urgência.” Afirmou a filha.

De acordo com a coordenadora de assistência social do hospital Ana Cléa Sampaio, o estado  da paciente idosa é delicado mas, tudo está sendo providenciado na medida do possível para que ela possa ser transferida para um hospital da capital que realize a tomografia.

“Até lá nós estamos fazendo todo o possível para proporcionar conforto e bem estar para a paciente e seus familiares. Temos toda uma equipe aposta 24 horas para atender a necessidade não só de dona Rosalina, mas de todos que precisarem.” Declarou a assistente social.

O Hospital Municipal de Simões Filho está a dois anos sendo administrado pela gestão APMI, empresa terceirizada que busca constantemente desenvolver um atendimento mais humanizado e de qualidade para o munícipe simõesfilhense.