Falta de água gera reclamação em Palmares e vereador pede paciência, “estamos fazendo o possível e impossível”


As comunidades de Palmares e Pitanga de Palmares em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) voltaram a passar dias difíceis por conta de um problema que é corriqueiro por lá. As localidades não possuem sistema de água encanada pela embasa e dependem de bombas que são mantidas pela prefeitura municipal.

De acordo com moradores, a maioria das ruas da região está sem água nas torneiras. Há um ano isso vem acontecendo por causa da análise e de um problema no sistema de distribuição do poço que fica localizado na Rua das Pedras, que ainda não foi corrigido.

Os distritos de Palmares e Pitanga de Palmares estão entre as comunidades que mais carecem de intervenções tanto da embasa como da prefeitura.O problema no sistema de distribuição do poço já foi resolvido. O serviço de manutenção foi concluído no mês de agosto e, logo em seguida o poço entrou em plena operação.

Lutador por melhorias daquela região, sobretudo, pelo legado que durante anos vem construindo em busca de melhorias para os moradores de Palmares, o vereador Orlando de Amadeu, lamentou a situação que voltou a ocorrer, mas assegura que vai continuar lutando por aquele povo.

“Nós estamos fazendo o possível e impossível para resolver esse problema que já encontramos desde que assumimos a gestão. Nós tivemos um poço que foi interditado e ele atendia diversos bairros da comunidade. No momento só estamos atendendo com o poço da rua União, uma distância de quase 2 quilômetros para suprir todo a região”, disse Orlando.

De acordo com o parlamentar, com essa dificuldade a comunidade tem sido atendida com carro pipa, mas nem sempre, por causa de problemas administrativos.

“Estávamos com dificuldades com o carro pipa, no entanto, o prefeito Dinha já resolveu e vamos colocar até sanar o problema. Por isso peço a comunidade só mais um pouco de paciência, estamos construindo outro poço e nossa deputada Kátia esteve no centro administrativo e foi informada que dentro de alguns dias estará funcionando”, relatou Amadeu.

Em janeiro de 2017, no início do governo Dinha, cerca de 850 famílias residentes no distrito de Palmares, durante três meses sofriam com a falta de água. Na época, a Prefeitura Municipal, através, da Secretaria de Infraestrutura, comprou uma bomba nova de 7,5 cv e trocou as tubulações que integram parte da rede de abastecimento.

O vereador salienta ainda que após a construção do poço e análise da água, tudo vai ficar 100% normal.

“Esse poço que está sendo construído perto do presidio após fazermos a avaliação da água para consumo humano, com certeza dentro de alguns dias iremos colocar um motor a diesel porque o painel não permite ligar energia por conta de um transformador e depende da Coelba. Pedimos só mais um pouco de paciência.

A comunidade está correta, tem que reivindicar seus direitos sim, mas chegamos e encontramos o problema. Volto a salientar que o prefeito tem feito um grande esforço e juntos com Kátia, vamos trazer não só para Palmares, mas toda cidade melhorias. Dinha prometeu asfaltar as ruas J Simões e muitas outras”, finalizou Orlando de Amadeu.