Facebook terá recurso para usuário criar ‘vaquinha’ dentro do perfil


O Facebook anunciou, nesta quarta-feira, que vai lançar uma ferramenta para usuários interessados em criar campanhas de crowndfunding, também conhecidas como vaquinhas virtuais, com todo o processo viabilizado dentro do próprio perfil.

Com o recurso será possível arrecadar fundos entre os amigos para ajudar a pagar por uma cirurgia, a custear os estudos ou mesmo para cobrir os cursos de um velório. A ferramenta estará disponível em larga escala nas próximas semanas, inicialmente para a versão beta do aplicativo.

“Angarie dinheiro para as causas que você se importa ou que seus amigos estejam envolvidos”, diz o vídeo publicado pela rede social apresentando a novidade

De início, haverá seis categorias à escolha: educação; medicina; medicina veterinária; alívio de crise; emergência pessoal; e funeral e perdas. Os valores sugeridos para a doação serão exibidos em uma seção já habilitada para pagamento imediato.

Antes de serem publicadas, as campanhas devem passar por um breve processo de aprovação pela rede (menos de 24 horas). Para anunciar a vaquinha virtual, o internauta deverá deixar um texto contando a história por trás do pedido divulgado e também poderá selecionar as pessoas que gostaria de convidar a se engajar. Elas também poderão compartilhar a campanha para os seus.

Jéssica Lauritzen, da Agência O Globo