Experiência que será apresentada na China é disseminada por estudantes em Simões Filho


Com a seleção para participar, no mês de dezembro, em Pequim, na China, do Be The Change Conference, o Grupo de Apoio e Conselhos (GAC), formado por estudantes do Colégio Estadual Hermes Miranda do Val, em Simões Filho,começa a difundir a experiência entre estudantes de outras escolas da rede estadual. Nesta terça-feira (8), o grupo participou de um encontro com alunos do Grêmio Estudantil e Líderes de Classe, do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, também no município, e apresentou o projeto que busca enfrentar questões como bullying, preconceito e baixa autoestima nas escolas. Na oportunidade também foram socializadas ações do Clube de Ciência.

O estudante Anderson Santos, 20 anos, contou que a experiência do GAC é enriquecedora. “O projeto motiva os participantes a dialogarem com os colegas incentivando o bom comportamento. Acho que a implantação desta ação no Miguel Calmon pode beneficiar a relação entre os próprios alunos, pois conseguimos atrair eles como amigos incentivando uma melhora na participação deles na escola”, conta.

estudante5

Com o projeto Clube de Ciência, a estudante Letícia Silva, 16, acredita que pode incentivar o aprendizado de ciências e disciplinas relacionadas. “Posso ser um exemplo do Clube, porque não tinha nenhum interesse em Ciência, mas quando fui incentivada a participar mudei minha visão sobre o assunto e até fiquei mais motivada a estudar outras disciplinas. É uma experiência fantástica que pode ser implementada aqui sem sombra de dúvidas”, ressalta.

Conhecidos pela forte atuação na escola e na comunidade, o Grêmio Estudantil e os líderes de classe do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, apresentaram ações realizadas na escola. “É importante sempre estarmos atuantes nas ações da escola e nos mobilizarmos para atrair a comunidade e os colegas para uma atuação mais ativa na unidade. Sempre propomos melhorias para a escola e, com certeza, essa troca de experiências nos traz um amadurecimento educacional muito grande”, explica o estudante Antônio Neto, 17, representante no Colegiado Escolar.

O encontro foi organizado pelas professoras Marta Caires, formadora do Ciência na Escola, e Milena Santos, coordenadora do Clube de Ciências. “O interessante é aproximar duas escolas distintas que podem realizar essa troca de experiências e mostrar que as ações realizadas pelos estudantes podem ultrapassar os muros, se tornando algo importante para outros colegas”, destaca a professora Marta. A professora Milena complementa: “Tenho certeza que sairemos com muitas ações positivas desta parceria, como a horta orgânica que já está sendo discutida para ser produzida no Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon”.

GAC – O Grupo de Apoio e Conselhos, composto por um grupo de alunos de diferentes idades que, através do diálogo aberto com os colegas, encontram o caminho para mudar a realidade de toda a comunidade escolar no enfrentamento de questões como bullying, preconceito, baixa autoestima e outros, foi selecionado para participar, no mês de dezembro, em Pequim, na China, do Be The Change Conference. Representados pela estudante Rayssa Rodrigues, 12 anos, que cursa o 7° ano, e da educadora e idealizadora do projeto, Simone Bocaiuva, os participantes da conferência irão compartilhar projetos desenvolvidos em suas escolas e, também, participarão de oficinas, workshops e atividades culturais.