Exclusivo: Festa dos Pescadores em Mapele poderá ter É O Tchan, Silvanno Salles, Unha Pintada e Devinho Novaes; prefeito confirma a data


Após quase 6 anos sem a tradicional “Festa dos Pescadores de Mapele” em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), este ano, depois de uma reunião realizada na manhã deste sábado (21), com o atual prefeito Diógenes Tolentino, no fim de linha do bairro, a festa foi confirmada e irá acontecer nos dias 08 e 09 de setembro.

A festa, que promete ser regada com muita animação e alegria, acontecerá a partir da parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, dos vereadores Manoel Carteiro e Elimário Lima e a realização projeto Comunidade Unida de Mapele, que juntos resolveram trazer de volta o evento, marcando a principal comemoração da comunidade pesqueira, envolvendo munícipes e visitantes.

A reportagem do Mapele News teve acesso com exclusividade à informação de que ao menos 5 bandas estão previstas para tocar no evento. Entre elas, alguns nomes de peso que foram cogitados e poderão fazer parte do evento, como: Nossa Juventude, Devinho Novaes, Unha Pintada, Samba de Trator e É O Tchan, além do consagrado artista simõesfilhense Silvanno Salles, que no ano de 2015 promoveu a Festa da Independência, trazendo um publico estimado de 40 mil pessoas para o Centro da cidade.

De acordo com um dos organizadores do evento, o líder comunitário Kiko, a sugestão da grade de atrações, que promete sacudir a festa este ano, foi passado ao prefeito durante a reunião como uma previa das bandas que poderão fazer parte do evento, mas os grandes protagonistas da festa continuarão sendo os pescadores.

“O prefeito recebeu a gente, nós mostramos o projeto da festa a ele destacando sempre o protagonismo dos pescadores, porque eles é quem devem ser os homenageados. Ele confirmou a festa, a data da festa e a gente pediu a ele algumas bandas para que a gente monte o cronograma. Ele pediu que a gente sugerisse 5 bandas e a gente deu 6 bandas para que ele escolhesse pelo menos 2 para prestigiar o nosso evento. Ele ficou muito animado com o que viu aqui”, pontuou Kiko.

Além das atrações musicais, a programação da Festa dos Pescadores contará também com a missa de ação de graças, corrida de canoa, cortejo cultural com baianas, rodas de capoeira entre outras diversas manifestações folclóricas, divididas entre os dois dias.

A realização desta festividade, que vem se consolidando ano a ano e transita entre a comunidade pesqueira, munícipes e Poder Público, além do desenvolvimento social e econômico da região, também tem por objetivo o resgate da cultura local, a valorização das festas tradicionais, que atraem nativos e visitantes de diversas cidades baianas.

A Festa dos Pescadores terá a cobertura completa do site Mapele News, que também trará em primeira mão todas as informações referentes à grade de atrações e a programação oficial.