Evento marca encerramento das atividades anuais do Programa Saúde na Escola em Simões Filho


Alunos, professores e funcionários da rede municipal de ensino participaram, nesta quinta-feira (7), do encerramento do Programa Saúde na Escola (PSE), que aconteceu na Escola Municipal Professora Bárbara Andrea, localizada no bairro Pitanguinha Nova, em Simões Filho.

O PSE é uma realização da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Saúde (SMS) e Educação (Semed). O programa atende cerca de 12 mil alunos da educação infantil até o ensino fundamental 2 e ao longo do ano de 2017 abordou, com os estudantes, assuntos como: saúde bucal e ocular, alimentação saudável, tabagismo, sexualidade e meio ambiente.

Na ocasião, a secretária de Saúde, Betânia Pinto, fez um balanço do trabalho realizado durante o período. ‘‘Essa é a forma que o governo vem contribuindo para apresentar a população uma saúde com qualidade’’, ressaltou a chefe da pasta.

A superintendente de Educação, Heliene Mota, também participou da cerimônia e ressaltou a importância dos encontros. “O Programa Saúde na Escola é uma maneira de ensinar de forma criativa noções de higiene e alimentação saudável, acredito que esse é o caminho correto para prevenção de doenças”, disse Mota.

A aluna Silvana Fernandes sempre teve os cuidados com a higiene para ter além de um sorriso bonito um bom desempenho em sala de aula. “Aprendi no programa a cuidar da nossa higiene bucal, onde temos de escovar os dentes e não deixar sujeira. Temos que combater a carie com a pasta e o flúor para ter uma saúde legal”, contou Fernandes.

O que é o PSE?

O Programa Saúde na Escola visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos e familiares. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Foto: Danilo Canuto