“Esse não é um caso isolado”, diz chefe de gabinete sobre surto de professora em escola de Simões Filho


Uma das principais reclamações da população simõesfilhense desde a posse da nova gestão administrativa da cidade, em janeiro deste ano, é com relação às condições de funcionamento das escolas da rede pública municipal.


Em conversa com a professora Iracema Souza, chefe de gabinete da Secretaria de Educação, na manhã desta terça-feira (11), foram pontuadas algumas ações que estão sendo providenciadas pela prefeitura, com o intuito de diminuir as deficiências.

De acordo com Iracema, desde a segunda-feira (10) estão sendo destinados os estagiários de nível superior, contratados recentemente pela prefeitura, para suprir a falta dos professores na rede municipal de ensino. Também estão sendo enviadas funcionárias responsáveis pela merenda e limpeza escolar, durante esta semana.

“A gente acredita que está no caminho certo, porque o prefeito Diógenes Tolentino tem tido um compromisso muito sério com o município. Nós sabemos de todas as demandas, mas quando a gente trabalha com responsabilidade a gente não pode fazer as coisas de qualquer jeito, então ele tem tido este cuidado pra que depois nós não venhamos a ter problemas”, defendeu a funcionária.

A chefe de gabinete explicou que a compra de materiais, bem como algumas contratações, ainda não aconteceram porque estão em fase de licitação. “Todos os materiais necessários para se fazer merenda nas escolas, como todas as outras coisas estão sendo licitados. Nós não podemos ter a falta de responsabilidade de pegar um dinheiro e fazer uma compra de qualquer maneira. Hoje no serviço público tudo tem que ser feito dentro das normas, dentro da lei, então de acordo com a legalização tem que ser licitado”, ressaltou.

Sobre a denúncia de uma professora que esteve em surto durante a aula em uma escola do bairro Renatão, Iracema disse que não é um caso isolado, tendo em vista que dezenas de professores estão sendo afastados por recomendação médica, mas que as medidas estão sendo providenciadas.

“Temos conhecimento deste assunto, que inclusive não é um caso isolado. Nós temos muitos professores doentes. Essa professora já foi afastada anteriormente pelo INSS por conta desta mesma situação e hoje também nós estamos fazendo essa retirada. Ela está sendo medicada”, revelou.

Iracema revelou ainda que será encaminhada junto a Secretaria de Saúde uma junta médica para assistir aos professores de Simões Filho. “Sabemos que nós temos aqui um quadro de professores antigos, eu mesmo tenho 30 anos como professora da rede pública municipal e muitas pessoas estão doente, então tudo isso está sendo resolvido”, declarou ela.

Sobre o Centro de Atendimento a Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais que funciona na escola Ressurreição, a chefe de gabinete afirmou que ainda está com alguma deficiência no quadro de funcionários, mas que na semana passada tiveram uma reunião com o NATESP, núcleo responsável pela equipe de funcionários, que está incumbido de encaminhar profissionais especializados neste tipo de atendimento.

Para finalizar, Iracema se colocou a disposição da população e reafirmou o compromisso firmado entre o prefeito Dinha e os munícipes. “Todas as demandas que a população tiver podem procurar a Secretaria de Educação. Nós estamos aqui para recebê-los e nós estamos fazendo o nosso melhor, porque a ordem do nosso prefeito é que estamos aqui para servir o povo simõesfilhense”, finalizou.