Escultor da Cruz Caída e da Sereia de Itapuã, artista plástico baiano Mário Cravo morre aos 95 anos


Morreu na manhã desta quarta-feira (01) o artista plástico baiano Mário Cravo. O artista havia sido internado no dia 17 de agosto, para tratar uma pneumonia, mas teve alta médica da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Teresa de Lisieux no último sábado (27), após apresentar melhoras no quadro de saúde.

 A morte de Cravo foi confirmada pelo filho do artista, Ivan Cravo. De acordo com nota oficial do hospital, ele “não resistiu e veio à óbito, às 10h11 desta quarta-feira, por falência múltipla de órgãos”.

Nascido em Salvador no dia 13 de abril de 1923, o artista plástico, escultor, gravador, desenhista e professor Mário Cravo Júnior foi um dos pioneiros da Arte Moderna na Bahia e um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX.

Grande parte de suas obras ficavam expostas no Parque Metropolitano de Pituaçu, na capital baiana, local no qual funcionava o Espaço Mário Cravo e o atelier do artista, onde ele trabalhou diariamente até pouco antes de ser internado.

Além das esculturas em Pituaçu, Cravo é tem trabalhos famosos espalhados por toda a cidade de Salvador, a exemplo da Cruz Caída, a Sereia de Itapuã e a Fonte da Rampa do Mercado.

“Eu prefiro minhas obras iluminadas ao sol, porque as sombras se modificam com o movimento solar, elas variam. Uma coisa maravilhosa!”, disse o artista em entrevista a imprensa baiana em 2013, quando completava 90 anos de idade.