Escolas da rede pública terão aulas suspensas nesta quarta-feira (24) em Simões Filho


As escolas da rede pública tanto municipais como estaduais vão paralisar as atividades nesta quarta-feira (24). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-BA), a mobilização faz parte de uma série de protestos nacionais que pedem o afastamento do presidente Michel Temer e a realização de novas eleições.

Segundo o coordenador da APLB, Rui Oliveira, problemas estruturais nas instituições de ensino também estão entre as reivindicações da paralisação desta quarta. “Temos muitas reclamações referente à infraestrutura das escolas, como nos colégios Iceia, Odorico Tavares, Carneiro Ribeiro e Zumbi dos Palmares, todos esses em Salvador. Além disso, estamos fazendo um relatório completo dos problemas das escolas na capital e no interior do estado que serão divulgadas até o início do mês de junho”, disse.

Em Simões Filho a situação não é diferente. Por falta de segurança, a Escola Padre Luiz Palmeiras, uma das maiores do município, foi invadida por meliantes  no último dia 15, durante o período noturno, quando alunos e professores foram obrigados a entregar seus objetos pessoais de valor, como celulares e relógios.

Outras instituições ainda padecem com falta de funcionários, merenda, material escolar e péssimas condições na estrutura física, o que torna a rotina dos alunos ainda mais difícil e insustentável.

De acordo com o sindicato a paralisação está confirmada tanto para Salvador, como para Simões Filho, cidades da Região Metropolitana e interior da Bahia.