Entre as 10 cidades com mais roubos de veículos no 1º trimestre, Simões Filho terá vigilância por câmeras


No 8º lugar entre as 10 cidades baianas com maior registro de roubos de veículos nos três primeiros meses de 2016, o município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, a partir do mês de julho irá contar com o Centro Integrado de Gestão de Emergências (Cige), da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O centro vai reunir toda a estrutura de comunicação, tecnologia, inteligência, atendimento a ocorrências e estará preparado para monitorar as 13 cidades que integram a RMS.

Serão mais de mil câmeras, entre fixas e móveis que farão o monitoramento por 24 horas.  Uma média de 40 roubos de carros acontece por dia na Bahia e dos 417 municípios baianos, 212 deles, registraram pelo menos um roubo a carro entre janeiro e março deste ano.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), a expectativa é poder identificar carros roubados que estejam trafegando pelo menos pela capital, Salvador, e por cidades da Região Metropolitana, através de câmeras já usadas hoje para ler placas e aplicar multas. Além disso, é possível identificar placas roubadas imediatamente ao consultar o número delas através do site ou aplicativo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) Cidadão, no endereço www.sinesp.gov.br/sinesp-cidadao.

A captação das imagens de câmeras de segurança das cidades que integram a RMS contará com o trabalho dos profissionais que farão parte do Centro Integrado de Gestão de Emergências que irão manter contato com 22 Centros Integrados de Comunicação (Cicom), no interior do estado.

Na Bahia, as dez cidades com o maior número de roubos nos três primeiros meses de 2016 são: Feira de Santana (200), Camaçari (139), Lauro de Freitas (114), Itabuna (112), Barreiras (82), Vitória da Conquista (72), Alagoinhas (72), Simões Filho (72), Candeias (59) e Porto Seguro (51).

Já as líderes em furtos de veículos são Feira de Santana (62), Vitória da Conquista (55), Itabuna (42), Teixeira de Freitas (37), Barreiras (36), Porto Seguro (28), Juazeiro (25), Caetité (23), Santo Antônio de Jesus (20) e Paulo Afonso (20).