Empresas do transporte metropolitano ameaçam parar a integração com o metrô a partir desta quarta-feira (25)


As empresas de ônibus que fazem transporte intermunicipal de passageiros da Região Metropolitana em direção a capital baiana ameaçam parar de fazer integração com o sistema metroviário de Salvador, a partir desta quarta-feira (25).

De acordo com a informação, confirmada pelo coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador (Sindimetro), Mário Cleber Costa a suspensão da integração por parte dos rodoviários ocorrerá em detrimento do governo do estado está descumprindo um acordo feito com o Ministério Público do Estado (MP-BA), na semana passada.

Ainda segundo o coordenado, o secretário estadual da pasta teria garantido que não haveria demissões. No entanto, o sindicato garante que pelo menos 178 funcionários já foram demitidos.

As demissões começaram a ocorrer depois que a Agência Estadual de Regulação de Transportes da Bahia (AGERBA), anunciou o corte de 50 veículos que circulavam diariamente de cidades como Simões Filho, Lauro de Freitas e Camaçari.

Além das questões envolvendo as demissões, outros transtornos estão sendo gerados por causa da integração. Um deles tem a ver com acesso de estudantes que estão teoricamente autorizados a realizar a integração, mas na prática a realidade ainda e diferente.

Os detalhes para a integração geral foram discutidos em reunião entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) e a CCR Metrô.

O decreto, assinado pelo governador Rui Costa no último dia 06, garante, que por parte do Governo do Estado, o direito de uso dos estudantes nos três sistemas, pagando apenas meia passagem, aconteça no mesmo molde que já ocorre no sistema dos ônibus urbanos.

No entanto, o governo ainda não resolveu o impasse técnico na integração. Isso porque cerca de sete mil estudantes moram na Região Metropolitana (RMS) e estudam em Salvador, e outros 14 mil moram em Salvador e estudam na RMS.

Como na capital o cartão é o Salvador Card e na RMS é o MetroPasse, e há uma diferença entre a legislação estadual e municipal, ainda não há uma alinhamento, e por conta disso cerca de 21 mil estudantes estão sendo prejudicados.