Empresas com dívidas fiscais de R$ 73 milhões são alvo de operação na Bahia; uma delas em Simões Filho


Um grupo de empresas do ramo de argamassa e material de construção, com débito de cerca de R$ 73 milhões junto ao fisco estadual, é alvo da Operação Beton, deflagrada na manhã da última quinta-feira (19), pelo Ministério Público do Estado (MP-BA), a Polícia Civil e a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz).

Quatro pessoas foram presas e 14 mandados de busca e apreensão são cumpridos em Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Segundo a Sefaz, há evidências de sonegação, concorrência desleal e acumulação de patrimônio irregular cometido pelo grupo de empresas. Não foi detalhado quem foram as pessoas presas na operação.

As investigações tiveram início com a constatação de omissão reiterada de recolhimento do ICMS praticada pelas empresas envolvidas, que foram tornadas inativas pelo fisco.

Os investigados cometiam a fraude criando sucessivas empresas, por meio de “laranjas”, após a constituição de elevados créditos tributários.

As empresas eram acompanhadas e autuadas pela Sefaz, por meio de ações fiscais. Constatada a prática de sonegação, as empresas passaram a ser investigadas pela força-tarefa com a Polícia Civil e o MP-BA.