Em sua 3ª Edição, Copa Marechal Champions em Simões Filho se torna realidade


Surgido de um sonho que tornou-se realidade a partir de 2017, a Copa Marechal Champions chega neste ano de 2019 a sua terceira edição. A abertura do torneio já está com data marcada para acontecer no dia 18 de agosto, a partir das 14h, com o desfile de todos os times participantes e com quatro jogos especiais que marcarão os reencontros dos campeões das edições de 2017 e 2018.

De acordo com Álvaro Brasil, idealizador da Copa, esta terceira edição da liga terá grandes novidades nos intervalos de cada jogo, com apresentações de pessoas e grupos da comunidade que irão surpreender ao público que estará presente nas arquibancadas da quadra poliesportiva do bairro de Ponto Parada.

Nas primeiras edições em 2017 e 2018 foram apenas quatro categorias, mas em 2019 com uma demanda muito grande de inscrições e a busca de várias equipes interessadas em participar da maior competição de futsal da cidade, a Comissão Organizadora resolveu colocar cinco categorias, agregando a categoria Sub 11 que não existia nas edições anteriores, sendo complementadas com as categorias Sub 13, 15, 17 e Sub 19.

Transformação de sonho em realidade

Em 2017, Álvaro Brasil, juntamente com algumas pessoas da comunidade do bairro de Ponto Parada em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), enxergou no esporte uma saída para agregar crianças e jovens, sempre pensando nas famílias do bairro como objetivo principal do projeto.

Álvaro Brasil desejava colocar no sonho da comunidade um nome que todos da cidade de Simões Filho identificassem de imediato, o que seria a realização de um sonho de um projeto onde ele e a Comissão Organizadora queriam agregar crianças e adolescentes do bairro do Ponto de Parada, porém ainda faltava algo. Foi então que ele lembrou que no bairro tem três ruas que levam os nomes dos Marechais: Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto e Hermes da Fonseca. Um apaixonado por futebol, Álvaro Brasil, então inspirado na Champions League, decidiu batizar o projeto, e ali, nascia a Copa Marechal Champions.

Neste sentido, era preciso transformar o sonho de toda uma comunidade em realidade. Naquele mesmo ano de 2017, Álvaro Brasil, que é representante do bairro, junto com a Comissão Organizadora, reuniu amigos e a comunidade para tornar realidade o projeto. O primeiro passo foi dado e depois de conquistar o apoio local era a hora de colocar em prática. E não deu outra. Em agosto de 2017, acontecia a primeira edição da Copa Marechal Champions.

Ao buscar apoio de amigos, comerciantes locais e empresários, a primeira edição da Copa de Futsal foi realizada diante de muitas lutas e superações.

Ao término da primeira edição, Álvaro Brasil e toda a Comissão Organizadora da Copa Marechal Champions já planejavam a sua segunda edição que aconteceria no mês de agosto de 2018. O sucesso do primeiro ano foi tão grande que vários times da cidade de Simões Filho queriam participar da edição 2018. Mas, com poucas vagas para muitas equipes, a Comissão Organizadora resolveu agregar ao projeto novas categorias para poder inscrever os times que queriam participar da segunda edição.

Esporte com Solidariedade

Ao tornar o projeto em realidade, Álvaro Brasil não apenas queria fazer um evento futebolístico, mas também queria levar ao seu bairro o entretenimento e o social. Em dias de jogos, as equipes, os torcedores, os apoiadores e a Comissão Organizadora levam alimentos não perecíveis que, no final da temporada, são doados para ONGs e abrigos sem fins lucrativos.

Álvaro Brasil afirmou que neste ano de 2019 quer ampliar as doações para mais ONGs e outras entidades sem fins lucrativos. Na edição de 2018, duas entidades receberam os donativos com os alimentos arrecadados durante os jogos.