Em meio a protestos, PT lança pré-candidatura de Lula em Salvador, Simões Filho e mais 130 cidades


Cerca de 130 cidades da Bahia realizaram, neste domingo (27), atos para reafirmar a pré-candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República. O lançamento na capital baiana ocorreu na manhã de hoje na Faculdade de Administração da UFBA, na Federação. O evento seria realizado no Congresso da Juventude do PT, mas foi adiado devido a greve.

Conforme o dirigente, Everaldo Anunciação, o partido realizou eventos entre o sábado (26) e neste domingo (27) nos municípios de Simões Filho, Bom Jesus da Lapa, Vitória da Conquista, Feira de Santana, entre outros.

De acordo com informações, diante da greve dos caminhoneiros, o partido incluiu em seu discurso críticas ao governo Michel Temer e a política implementada pela Petrobras. Segundo a coluna Painel, da Folha, os discursos devem dizer que “os brasileiros lembram qual era o preço do botijão de gás e da gasolina na era Lula”.

“Estamos dizendo que é um governo incompetente e irresponsável, que não tem capacidade de governar. O sistema rodoviário está um caos, os autônomos são os mais prejudicados. E o governo ao invés de ter uma política de preço digna prefere desmontar a Petrobras e a tornar inviável. Mais um erro cometido pelo governo”, comentou Everaldo.

O dirigente ainda rechaçou a atribuição da greve à empresários e partidos políticos de esquerda. “Temos que compreender que são categorias e não tem movimento partidário. Não temos que dar essa conotação. O problema central é o aumento abusivo, e ao invés de rotular tem que focar na solução”.

O lançamento oficial da candidatura do ex-presidente Lula acontece no dia 9 de junho em Belo Horizonte. Na Bahia, o evento deve ocorrer entre o dia 10 e 17 de junho.