Em média 4 pessoas são empregadas todos os dias em Simões Filho, revela secretário de Desenvolvimento Econômico


O secretário de Desenvolvimento Econômico de Simões Filho, Wilton Ramos foi o entrevistado do programa “Panorama de Notícias” transmitido pela rádio Simões FM 87.9, na manhã desta quarta-feira (08), para falar sobre as ações da sua pasta.

Na oportunidade, o secretário revelou que a população simõesfilhense é bastante qualificada para o mercado de trabalho, mas faltam oportunidades de emprego e que é nesse sentido que a gestão está trabalhando, no que se refere ao desenvolvimento econômico.

“Simões Filho é uma cidade que merece ser olhada com carinho pelo gestor, é uma cidade de um povo bom, mas de um povo que falta oportunidade. Eu acredito que o prefeito Dinha, e é isso que ele passa para nós, que a gente precisa oportunizar o nosso povo”, disse Itus.

O secretário também falou que o carro chefe da sua administração é o apoio aos Microempreendedores Individuais (MEI). Segundo ele, atualmente o município tem mais de 5 mil MEIs e esses empresários estão sendo trabalhados para oferecer serviços para a própria prefeitura.

“Esses MEIs estavam desassistidos, dispersos e nós estamos hoje proporcionando cursos para eles sem comprar, sem vender, sem formar preço. Nós estamos agora trazendo um curso junto ao SEBRAE de capacitação desse povo para eles começarem a pensar nas compras governamentais. Isso é um processo que a gente tem levado ao nosso prefeito e existe uma lei federal que proporciona a possibilidade de retenção de riquezas de tudo àquilo que a prefeitura compra, para que fique no nosso município”.

De acordo com Itus, a prefeitura é sempre o órgão que mais movimenta as compras dentro de uma cidade e com a parceria com os microempresários, esta receita só tende a circular dentro do próprio município, aquecendo a economia local.

“Para você ter uma ideia, o maior comprador do município sempre é a prefeitura. Agora, imagine se a gente conseguir reter no nosso município 30% de tudo que se compra e o caminho para isso é o fortalecimento dos MEIs”.

Itus também disse que a gestão municipal é parceira da ACOSIF (Associação dos Comerciantes de Simões Filho) e que como empresário local, ele tem conhecimento de causa das necessidades reais da categoria.

“Como empresário do município, sei bem, conheço na pele as necessidades que há de fato entre a gestão pública e a associação do comércio local. Nós temos uma relação muito amistosa e nós estamos trabalhando arduamente para desenvolver o nosso comércio. Pensando em novos vetores, em como solucionar as problemáticas, que não são poucas. Os desafios são gigantescos, mas há uma motivação em nós, aquilo que é um desejo do nosso gestor e que foi falado na campanha”.

O secretário também chamou a atenção para relação que está sendo construída com as industrias do CIA e disse que a grande preocupação da pasta é reivindicar as vagas de trabalho para a população local.

Segundo Wilton, em um ano e meio de gestão, a administração conseguiu inserir no mercado de trabalho pelo menos 1800 simõesfilhenses, o que se calculado por dias úteis em 18 meses, daria uma média de 4 pessoas por dia, o que para ele é um dado extremamente positivo, haja vista a crise econômica que o país enfrenta.

“Em um ano e sete meses de trabalho nós conseguimos inserir no mercado 1800 simõesfilhenses. Isso é uma alegria e um dado maravilhoso. Isso tudo com muito esforço e dedicação”, comemorou.