Em clima de paz, vereadores opinam antecipadamente sobre a votação das contas do ex-prefeito de Simões Filho


Depois da leitura do parecer do Tribunal de Contas do Município em sessão ordinária realizada na última terça-feira (15), alguns vereadores de Simões Filho, em entrevista ao Mapele News, anteciparam suas posições com relação à votação que aprovará ou reprovará as contas do ex-prefeito Eduardo Alencar no exercício de 2015.

Após a leitura, as contas foram encaminhadas para a Comissão Permanente de Finanças da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Kátia Oliveira e devem seguir para votação a partir da próxima terça-feira (22), respeitando o prazo de 20 dias.

Acompanhe as declarações de alguns dos edis sobre uma possível decisão acerca do exercício financeiro da Prefeitura de Simões Filho no ano em questão.

“Agora nos resta ler e analisar pra ver o que vai ser decidido”, declarou Manoel Carteiro

“Ainda é cedo pra tomar essa decisão. Nós temos que analisar os fatos pra que a gente chegue a um denominador comum. Eu entendo que é um momento importante para o município, mas a gente não pode se precipitar, porque são contas e a gente tem que ter bastante atenção pra não tomar uma decisão e depois voltar atrás”, disse Boly Boly.

“Eu voto a favor do parecer do Tribunal de Contas”, determinou Deni da Metalúgica.

“Eu quero dizer que a Comissão de Finanças recebeu agora o parecer do Tribunal de Contas, mas iremos analisar, discutir e eu vou deixar vocês na dúvida até a próxima sessão. Agora, o meu voto é um voto muito consciente”, afirmou Everton Paim.

“Nós estamos estudando e avaliando. Eu acho que o retrato está aí, o caos que se encontra a cidade. As escolas, a deficiência que está. Então, é estudar realmente com calma toda a situação, mas o retrato está aí na nossa cidade”, disse Del.

“Eu vou votar pela vontade do povo da minha cidade e a vontade do nosso povo é que essas contas sejam rejeitadas. Eu não posso ser favorável ao parecer do tribunal, porque pra mim não vale nada. O prefeito Eduardo Alencar teve as contas rejeitadas em 2015/2014 e a Câmara aprovou. Então, o parecer do TCM não vale nada, o que vale é como se encontra a nossa cidade hoje e a gente precisa tomar a decisão de rejeitar as contas pelo bem do povo da cidade de Simões Filho”, ressaltou Orlando de Amadeu.

“Eu diria que a gente tem que acompanhar agora a decisão do relator da Comissão de Finanças. Evidentemente nós vamos nos reunir na próxima quinta-feira e na próxima sessão eu irei definitivamente declarar o meu voto. Eu acho que a cruz ainda está meio acirrada, e eu respeito à opinião do meu colega Orlando. Eu acho que esse é o pensamento pra comunidade, pro povo de Simões Filho, mas eu creio que a gente tem que esperar ainda até a semana que vem pra tomar uma decisão definitiva”, avaliou Neco.

“Entendemos que o parecer do TCM é favorável e já está sendo discutido acerca da legitimidade do Tribunal de Contas dos Municípios, onde ele naturalmente será votado a partir do momento que a Comissão de Finanças se reunir, possivelmente na próxima semana pra que ele seja votada no prazo de 20 dias. Nós entendemos que as contas deverão ser vistas tecnicamente e sem sombra de dúvidas nós estaremos voltados para estabelecer uma regra de entendimento técnico e determinar a cerca do seguimento da decisão do TCM”, declarou Sandro Moreira.

“Como é que você tem uma área técnica do Tribunal de Contas que vem com a conta aprovada e você vai ser contra o parecer? Como é que eu vou ser contra o parecer onde eu fui secretário de Saúde da gestão anterior? Eu estaria votando contra aminha pessoa. Então, meu voto é favorável”, enfatizou Dr. Alfredo Assis.

“Ainda não conclui minha análise, estou analisando” disse Eri.

“Está muito claro, porque as contas da gestão passada hoje já estão aprovadas pelo TCM. Por tanto, eu não tenho nada contra e já estou quase decidido. Jamais vou votar contra”, revelou Laércio Valentim.

“Nós vamos sentar com a Comissão de finanças e analisar tecnicamente, porque é uma peça técnica, contábil e financeira. Cabe a gente agora analisar e dar um parecer”, afirmou Canjirana.

“Meu voto já está decidido há meses, porque eu já venho analisando as contas do ex-gestor junto com o pessoal do jurídico. Pra mim, ressalva é irregularidade. Então, meu voto abertamente é para a reprovação das contas, não tem meio termo, apesar de respeitar a decisão do Tribunal”, declarou Elimário Lima.

O vereador Vel preferiu não se manifestar antecipadamente sobre a votação.

As declarações foram recolhidas em parceria com o repórter Valfredo Silva, para o Programa Bahia no Ar, transmitido pela da Rádio Sucesso FM, 93.1. com apresentação do radialista Roque Santos.