Em caminhada famílias pedem melhorias no atendimento médico e escola aos autistas em Simões Filho


Um grupo de autistas acompanhados pelos seus familiares realizou na manhã desta segunda-feira (03), uma caminhada em direção ao prédio da prefeitura, a fim de reivindicar o apoio necessário para a inclusão do autismo de forma digna e igualitária na sociedade simõesfilhense.

De acordo com Vanusa, coordenadora do Núcleo de Atenção Terapêutica Social Pedagógica (NATESP), uma das principais exigências feitas pelo grupo é que a prefeitura contrate mais profissionais qualificados para trabalhar no Núcleo, já que desde que ocorreu a mudança na gestão administrativa da cidade, o número de funcionários da instituição tem sido menor do que nos anos anteriores e por isso a equipe não tem conseguido atender todos os pacientes que procuram o atendimento.

Também está sendo cobrada a construção de um Centro de atendimento aos portadores de autismo e não um núcleo de apoio vinculado a Secretaria de Educação como existe hoje, porque a demanda tem aumentado a cada dia e esses jovens necessitam de políticas públicas de inclusão social e garantia dos direitos humanos, segundo a coordenação do NATESP.

“Queremos sair de Núcleo para um Centro de atendimento com todas as especialidades, com uma atenção especial pros pais e um atendimento digno pras crianças autistas e com qualquer deficiência, que nós temos hoje na cidade” explicou ela.

O NATESP foi idealizado pela Secretaria Municipal de Educação com a finalidade de promover para a comunidade educacional um atendimento biopsicossocial. A iniciativa funciona ainda com o espaço de convivência para alunos e funcionários da área de educação e em situação de risco social. No Núcleo os portadores de necessidades especiais recebem atendimento psicopedagógico, clinica médica, fisioterapia, nutricionista, psicologia e fonoaudiologia.

Ainda segundo a coordenadora, a indicação da criação do centro já foi encaminhada para a Câmara de Simões Filho através do vereador Boly Boly, mas ainda carece de votação e aprovação dos parlamentares para que o projeto seja viabilizado pela prefeitura.  A expectativa é que a proposta seja votada ainda na próxima sessão ordinária, realizada nesta terça-feira (04).

“A nossa luta é que essas crianças possam ser incluídas de forma digna porque elas estão aí. Elas estão crescendo e elas precisam de um local pra serem habilitadas, reabilitadas e colocadas na sociedade de forma adequada. Hoje a gente não tem isso aqui em Simões Filho ainda”, finalizou.

O autismo é um transtorno de desenvolvimento grave que prejudica a capacidade do indivíduo em se comunicar e interagir com os outros.  Entre os sintomas mais comuns estão dificuldade de relacionamento, dificuldade com interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos.

O dia 02 de abril foi escolhido para celebrar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo onde todos os anos centenas de famílias se mobilizam para trocar experiências e esclarecer dúvidas sobre o transtorno.