Eleitores com deficiência têm até o dia 9 de maio para solicitar seção especial na Bahia


Os eleitores com deficiência e/ou mobilidade reduzida (incluindo idosos) têm até o próximo dia 9 de maio para comparecer a um dos postos ou cartórios da Justiça Eleitoral e transferir seus locais de votação uma seção especial.

As seções especiais são salas com acesso facilitado, com rampas, corrimãos, sem a presença de degraus e no térreo dos edifícios que funcionam como locais de votação. Além das seções, o eleitor tem ainda o direito de ser auxiliado por um acompanhante no ato da votação, ainda que não o tenha requerido antecipadamente ao Juízo Eleitoral.

Em Salvador, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) disponibiliza opções de seções especiais em todos os bairros. Atualmente, 203 seções estão preparadas para atender pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

Para pedir a transferência para uma seção especial o eleitor deve ir até o cartório da sua zona eleitoral levando o título de eleitor e um documento de identificação.

Também é preciso informar no cartório quais são as suas necessidades e que tipo de ajudar vai precisar. Por exemplo: é preciso informar se o eleitor tem dificuldades para ir até a seção ou se tem pouca visão.

É importante não deixar de fazer essa comunicação porque só assim a Justiça Eleitoral pode organizar a seção eleitoral para atender as necessidades de todos os eleitores.