Editorial a bola da vez: Saiba porquê Alfredo Assis poderá voltar ao comando da saúde em Simões Filho


O atual vereador e presidente da comissão permanente de saúde do município de Simões Filho, Alfredo Assis, que foi secretário de saúde na gestão do ex-prefeito Eduardo Alencar, tem sido a bola da vez e seu nome entoa nos quatro cantos da cidade.

Alfredo tem sido cogitado, entre as opiniões públicas e nas redes sociais, para assumir a secretaria de saúde, se confirmada a saída da atual secretária Dra. Maria Bethânia, que segundo informações, deverá deixar a pasta nos próximos dias por conta de problemas familiares.

Alfredo Assis, já foi considerado um dos melhores secretários de saúde da Brasil

Dr. Alfredo Assis de Santana Neto (PP), nas eleições de 2016 ficou entre os principais pré-candidatos cotados para disputar a prefeitura da cidade, mas não foi o escolhido da base do ex-prefeito. Em um dos seu temas apresentado na época, “perfil dos prefeituráveis”, ele afirmou que apostava na saúde, educação e segurança como pilares de uma sociedade muito mais justa.

Bem avaliado na condução da pasta na época, entre os avanços conquistados neste setor da gestão pública, esteve em Santa Catarina para ser premiado como um dos melhores secretários de saúde do Brasil.

Ainda em sua passagem como parlamentar na Câmara de Vereadores de Simões Filho, ele foi responsável pela proposição da implantação do primeiro PSF da cidade.

Entre os avanços na condução da pasta, estão os dois Centros de Fisioterapia com Pilates e RPG – único no Brasil pelo SUS.

Durante muitos anos atuando como médico no município, surgiu o desejo de contribuir para o avanço do setor de saúde através das políticas públicas, passou a concorrer uma cadeira no legislativo e se tornou vereador por três mandatos.

Em 2013, foi convidado pelo ex-prefeito Eduardo Alencar para assumir a pasta da saúde e em sua condução, teve uma das melhores avaliações do estado da Bahia. Ele foi considerado o melhor gestor nos últimos 20 anos no município.

Mesmo com as dificuldades que a área de saúde enfrentava, ele não poupava esforços para estar 24 horas visitando postos e os desafios foram inúmeros, mesmo assim o seu nome é bastante comentado na cidade.

Não faltava o interesse de dá continuidade ao progresso no setor que atualmente possui duas unidades 24h (Hospital Municipal e UPA-CIA), o ambulatório com 28 especialidades médicas (Anexo ao Hospital), o Centro de Saúde da Mulher (Referência, inclusive realiza exames de mamografia, ultrassom e diversas especialidades para mulheres e gestantes), tudo deixados em sua passagem pela secretaria.

Sua história contabiliza uma série de experiências enriquecedoras e conquistadas pela crença em seus sonhos. Por conta disso deveria ser o comandante da pasta, independente de política.

A nossa equipe entrou em contato com Alfredo Assis e fomos informados que até o momento ele não foi comunicado ou procurado pelo atual gestor da cidade, Diógenes Tolentino.