Durante evento esportivo em Mapele, moradores da Rua do Sabão bloqueiam via em protesto


Revoltados com a situação decadente e com os diversos problemas de infraestrutura que o bairro acumula ao longo de várias décadas, os moradores de Mapele, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) realizaram um protesto na manhã deste domingo (11).

A manifestação aconteceu durante o evento esportivo IIª Travessia a Nado do Distrito de Mapele que aconteceu com a presença do prefeito Diógenes Tolentino, dos vereadores Manoel Carteiro e Elimário Lima, entre outras autoridades locais.

Para chamar a atenção do gestor municipal, a comunidade fechou a entrada da Rua do Sabão, um dos principais acessos para a Praia da Capadócia, onde foi realizado o evento esportivo de natação.

Na oportunidade, os moradores gritavam “queremos solução” e apontavam para a falta de saneamento básico, asfaltamento, rede de drenagem, água encanada e tantas outras demandas que eles determinaram como prioritárias e urgentes.

“Essa Rua do Sabão nunca foi asfaltada. Como é que pode? Têm idosas caindo e torcendo o pé aqui. Pessoas de muleta não estão podendo subir. Para dar um socorro tem que rodear pela Capadócia. Como é que pode? Me diga”, indagou uma moradora.

“Nossa rua não tem rede de esgoto. O mau cheiro aqui é constante. Minha sogra tem 70 anos de idade e quando passa mal não pode entrar nem um carro aqui para dar socorro”, disse outra moradora.

Disposto a ouvir a reivindicação dos moradores, o prefeito Dinha se reuniu com a comunidade e revelou que, embora entenda os anseios da população, que ainda são muitos, tem feito o possível para atender a todos na medida do possível.

“Gente, eu tenho só um ano de gestão e estou trabalhando em cada canto da cidade. Em todos os bairros tem pelo menos uma obra acontecendo, uma reforma de escola, um posto de saúde, um asfalto, um saneamento básico. Agora, eu gostaria que vocês compreendessem que eu não posso fazer tudo de uma vez só”, salientou Dinha.

O prefeito ainda revelou que simultaneamente estão acontecendo diversas licitações no município, a exemplo da rede municipal de educação, onde dezenas de escolas estão sendo requalificadas.

“Os alunos antes estavam aí sem merenda, sem fardamento, sem nada. Nós agora temos professores, temos merenda, farda, temos uma escola melhor. Nem carteira tinha para o aluno sentar aqui nesta cidade e nós estamos comprando 3000 mil carteiras para o início do ano letivo”, afirmou.

Dinha ainda reafirmou o compromisso de levar obras de infraestrutura e saneamento para toda Mapele e prometeu que a Rua do Sabão, assim como a Fundação Crer e outras localidades serão atendidas a partir do início de abril.

“Eu garanto que a obra desta rua vai sair junto com a da Fundação Crer. Eu já tinha dito que no início do mês de abril eu vou assinar a ordem de serviço para asfaltar tudo isso aqui e eu vou fazer”, garantiu ele.

Após a reunião, os moradores destravaram a rua e tanto o prefeito como sua comitiva puderam prestigiar o evento esportivo que seguiu normalmente sua programação.