Dor e comoção marcam despedida de “Binho do Quilombo”; sepultamento aconteceu em Salvador


O corpo do líder quilombola Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, 36 nos, popular “Binho do Quilombo” foi enterrado na manhã desta quarta-feira (20). O sepultamento aconteceu às 11h, na Ordem Terceira de São Francisco, no Cemitério Quintas do Lázaro, Baixa de Quintas, em Salvador.

                                                                                                              Foto:Divulgação

Por volta das 09h da manhã, o corpo de Binho deixou a igreja de São Gonçalo, no distrito de Pitanga de Palmares, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, acompanhado de centenas de pessoas entre amigos e familiares, que se deslocaram em ônibus cedidos pela prefeitura.

No trajeto, algumas autoridades municipais como o ex-prefeito Eduardo Alencar, o empresário Jomar Paraki e o Secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Simões Filho, Edson da Kipão prestaram as condolências aos familiares.

Binho era filho de Maria Bernadete Pacífico, ex-secretária da Promoção da Igualdade Racial do município e grande militante na luta pela valorização das comunidades quilombolas e de matrizes africanas.

Quem acompanhou o cortejo fúnebre, pode perceber a dor e a tristeza dessa mãe, que tanto demonstrava orgulho pela posição de representatividade que Binho ocupava na comunidade de Pitanga de Palmares e especialmente no Quilombo Caipora, onde a família reside.

      Foto: Divulgação

Durante todo o dia de ontem (19), quando a morte de Flávio foi confirmada, diversos órgãos, instituições públicas e privadas manifestaram oficialmente pesar pela triste perda. Entre eles, a Concessionária Bahia Norte, A Secretaria Nacional de Movimentos Populares do Partido dos Trabalhadores, a Executiva Estadual da Rede Sustentabilidade e o deputado Bira Côroa.

A Câmara de Vereadores local também suspendeu a sessão em sinal de luta pela morte do líder quilombola. Binho era bastante querido na cidade, considerado uma pessoa pacífica, tranquila e muito carismática.

Entenda o caso

“Binho do Quilombo”, foi brutalmente assassinado dentro do próprio carro, na manhã desta terça-feira (19), em frente a uma escola, no distrito de Pitanga de Palmares, próximo de sua residência.

Testemunhas afirmam que um carro branco parou do lado do veículo da vítima e sem sair de dentro do automóvel os meliantes dispararam cerca de 14 disparos de arma de fogo contra Binho, que não teve tempo de reagir.

Ainda não se tem maiores informações sobre o crime.  O caso está sendo investigado pela 22ª Delegacia Territorial de Simões Filho.