‘Doadores por Amor’ promoverá mês de conscientização sobre doação de medula óssea


 [soundcloud soundcloudurl=”https://soundcloud.com/radialista-valfredo-silva-mapelenews/doadores-por-amor-promovera-mes-de-conscientizacao-sobre-doacao-de-medula-ossea” ][/soundcloud] Com o pensamento que o ‘câncer jamais vencerá a esperança’, o mês de março marcará no município de Simões Filho, o ‘Março Laranja’ –a mobilização acontecerá durante o sábado (19/03) e domingo (20/03). O pequeno Gustavo Medeiros de 6 anos de idade; portador de leucemia linfóide é o ‘mascote’ da campanha que já repercute nas redes sociais. A iniciativa conta com à capacidade ímpar de ampliar ‘corações sensibilizados pela causa’ do grupo Doadores por Amor.

 12715513_876809139102219_8925862467951989127_n

O ‘laço laranja’ representa a capacidade humana de sensibilizar e apoiar não uma ‘luta’, mas a convicção de que uma vida pode sim; está em suas mãos, à medida que a ‘doação de medula’ é a certeza da continuidade da vida de alguém.

Com o engajamento de que o ‘amor e o ato de doar’ estão acima de qualquer finalidade pessoal, o grupo ‘Doadores por Amor’ irá percorrer durante os dois dias; a cidade com a iniciativa de percorrer o comércio com carro de som, além, de visitar pessoas e instituições religiosas.

10533435_512125168947991_263695949008208399_n

De acordo com a líder do grupo ‘Doadores por Amor’, Ciça Moraes, a mobilização é um grito de alerta para chamar a atenção da sociedade sobre a importância de ser um doador e dá informações precisas de como é fácil realizar o procedimento.

“Muitas pessoas não doam por falta de informação e a mobilização fará o seu papel social para que juntos e unidos possamos sensibilizar diversos corações e assim; darmos mais esperança a quem tanto precisa de um doador de medula óssea”, afirmou.

12196010_823412037775263_1612274703063398113_n
Ciça Moraes Pires, Presidente do grupo ‘DOADORES POR AMOR’ – “Desafia sua transitoriedade. Guerreira tenaz, transforma sonhos em realidades. Amor, solidariedade e trabalho gravarão seu nome na História”.

A leucemia é um tipo de câncer que ocorre nos glóbulos brancos (também chamados de leucócitos, que são agentes ativos do sistema imunológico), e/ou nos blastos (células imaturas), provocando o acúmulo de células anormais na medula óssea, substituindo as células sanguíneas normais. Em 2014, 11.370 pessoas foram diagnosticadas com a doença no Brasil, segundo levantamento divulgado pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer, órgão do Ministério da Saúde). Destes, 5.050 eram homens e 4.320, mulheres.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da leucemia é feito, principalmente, por meio de exames de hemograma e mielograma. Também são realizadas citometria de fluxo e pesquisa de mutações.

O tratamento da neoplasia compreende a associação de medicamentos – a chamada poliquimioterapia – com o controle de infecções e hemorragias, além da prevenção e do combate do câncer no sistema nervoso central. Em alguns casos, avaliados individualmente, é necessária a realização do transplante de medula óssea.

 Conheça o processo de coleta da doação de medulaTIRE SUAS DÚVIDAS:

Entenda os requisitos e o processo para ser doador de medula óssea

O transplante de medula é um tratamento que pode beneficiar diversas doenças em diferentes estágios, inclusive, a leucemias. O  procedimento consiste em substituir uma medula óssea deficiente por células normais de medula óssea, com a finalidade de reconstituir uma medula saudável. No entanto, para quem precisa, não é tão simples assim encontrar um doador – estima-se que a chance de achar alguém compatível é de 1 a cada 100 mil; é por isso que com esse entendimento o grupo ‘Doadores por Amor’ intensifica a campanha para alertar a sociedade.

cats

O pequeno ‘Gu’ é uma das crianças que espera um doador compatível. Guerreiro apesar da pouca idade, o pequeno desde os primeiros meses de vida; enfrenta o drama da leucemia. A sua mãe Joyce, família, amigos e milhares de fãs do Gustavo Medeiros influenciam no sentido de que é preciso ‘doar para salvar vidas’.

Quem não pode doar medula?

6

A campanha será iniciada no dia 13/03, em Feira de Santana, cidade natal da Ciça Moraes. Neste sábado (20), inclusive, ela esteve na ‘princesa do sertão’ mobilizando amigos na campanha de doação de sangue.